Bertioga atinge mais de 70% da população adulta vacinada

20 de julho de 2021

Bertioga atinge mais de 70% da população adulta vacinada

Avanço da imunização contribuiu para redução de casos, internações e óbitos no Município

Bertioga alcançou a marca de 73% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única. Conforme atualização da Secretaria de Saúde desta segunda (19), 33.034 pessoas acima de 18 anos, consideradas “vacináveis”, foram imunizadas no munícipio desde o início da vacinação em janeiro deste ano.

Segundo o levantamento, em seis meses de campanha, 10.332 pessoas já estão com esquema vacinal completo no município, sendo que 8.938 receberam duas doses e 1.394 a dose única.

A secretária de Saúde ressalta que “a vacinação da população tem contribuído para a redução significativa do número de casos de Covid-19, óbitos, internações e atendimentos respiratórios nas unidades de saúde”.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no mês de março deste ano, considerado pico da pandemia, houve 16 óbitos. Já em julho, foram registradas duas mortes em decorrência da doença até o momento.

Com relação à ocupação dos leitos de UTI Covid, em março a taxa estava em 89%, já neste mês, foi reduzida para 23%. O número de casos positivos também caiu de 961 em março para 100, neste mês.

Para acelerar a imunização e evitar filas, a Prefeitura criou o Corujão da Vacina, plantão noturno de vacinação e implantou o agendamento online pelo site vacinajabertioga.com.br.

Além da vacinação, as ações de orientação e fiscalização, por meio de força-tarefa da Prefeitura, com o apoio da Polícia Militar (PM), para coibir pancadões e aglomerações, também estão sendo fundamentais para a redução dos índices.

Para o prefeito o avanço da vacinação representa esperança em dias melhores para todos. “A batalha está chegando ao final, mas não podemos baixar a guarda. Todas as vacinas salvam vidas e a segunda dose é tão importante quanto a primeira. Com os cuidados necessários e vacina no braço, vamos vencer juntos”, ressaltou.