Bertioga implanta ferramenta digital para a fiscalização de obras particulares

23 de julho de 2021

Bertioga implanta ferramenta digital para a fiscalização de obras particulares

Bertioga é a primeira cidade da Baixada Santista a implementar sistema online para aprovação de projetos e fiscalização de obras

A Prefeitura de Bertioga começou a utilizar esta semana a plataforma Aprova Digital para fiscalização de obras particulares. Agora, os profissionais responsáveis por este trabalho contam com tablets para realizar as vistorias e emitir pareceres. A novidade garante mais agilidade na consulta e avaliação das construções.

Implantada em fevereiro de forma experimental e definitiva a partir de maio, a Aprova Digital é uma plataforma online para a tramitação dos projetos de construção, unificação, regularização, conservação, demolição e ampliação da área existente, com ou sem reforma. Bertioga é pioneira na introdução dessa tecnologia na Baixada Santista.

Com ferramenta, as novas licenças de construção passam a contar com placas com QR Code, que podem ser acessadas pelos fiscais no momento da vistoria. Na ausência deste documento, o proprietário poderá sofrer autuação.

Desde a implantação do sistema digital de aprovação de obras particulares, as tramitações dos novos projetos acontecem de forma remota. Munícipes, profissionais, engenheiros e arquitetos não precisam mais se deslocar até a prefeitura para dar andamento em seu processo.

"O programa de aprovação de projetos online traz economia e praticidade, pois a impressão de papel não é mais necessária. Com essa tecnologia, existe também uma comunicação mais rápida entre o setor de aprovação de projetos da prefeitura e os interessados" pontua o secretário de Planejamento Urbano.