Diretoria de Operações Ambientais realiza 2.066 ações, em 2015

21 de janeiro de 2016

Diretoria de Operações Ambientais realiza 2.066 ações, em 2015

A Diretoria de Operações Ambientais (DOA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga registrou, em 2015, 2.066 ações relacionadas a autuações de veículos, resgate de animais marinhos e silvestres, abordagens de embarcações, demolições de subconstruções e retiradas de churrasqueiras e pipas com cerol na praia.

Observando as viaturas da Guarda Civil Ambiental na Cidade, fica difícil imaginar a complexidade e importância de suas ações. Embora a DOA não conte com uma equipe tão grande em relação à dimensão do Município, vem se destacando em seu trabalho e apresentando significativa participação nas ações programadas pelo Executivo Municipal.

Analisando o balanço das atividades da DOA, pode-se perceber que, além de cumprir a fiscalização sobre áreas de preservação, as equipes também efetuam diversas autuações a veículos em situação irregular, enquadrados em artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com destaque àqueles que usam equipamentos de som em volume não permitido, que somaram 250 autuações;  e mais 359 sobre  veículos que transitaram em locais e horários não permitidos.

A captura de animais silvestres em áreas urbanas também é um trabalho de destaque do órgão, que registrou, durante o ano, o resgate de 188 animais, entre cobras, tamanduás, saruês, preguiças e tartarugas. De acordo com o diretor de Operações Ambientais, Bolivar Barbanti, os animais capturados são encaminhados para entidades receptoras da região, especializadas no atendimento de animais silvestres.

As ações da força tarefa realizadas em conjunto com a Secretaria de Segurança e Cidadania, por exemplo, para combater os chamados ‘bailes funk’, que são festas clandestinas, realizadas no meio da rua e sem nenhuma autorização, regadas a bebidas, drogas e muito funk em volume máximo, também são destaque no balanço da Doa. Somente em 2015, foram realizadas 10 ações.

A infinidade na natureza das ocorrências impressiona: captura de abelhas (22), retiradas de cercas de arame (42), orientações quanto a animais na praia (94), retiradas de churrasqueiras da praia (93), retiradas de barracas de acampamento (71), blitz para conter venda de peixes ilegais (200), desmatamento (30), retiradas de pipas com cerol da praia (76), subconstruções (32) e queimadas (05).

A fiscalização de embarcações, que é realizada por meio do convênio firmado com a Marinha do Brasil, também é outro importante e necessário trabalho realizado pela Doa. Em 2015, foram 286 abordagens. O objetivo é reduzir a zero as ocorrências de acidentes envolvendo banhistas e embarcações.

Já as intimações e autuações por conta de som auto, nos comércios e residências, somaram 58. As denúncias de som alto podem ser feitas pelo telefone 3317-7073, de segunda a sexta-feira, em  horário comercial. Aos finais de semana e feriados, o serviço funciona 24 horas, pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil Municipal).