11/01/2011
Contribuinte já pode emitir segunda via do IPTU e ISS via online

Depois de quatro anos tentando fazer algumas reestrurações físicas de equipamentos de informática, a Prefeitura de Bertioga começou a implantar alguns serviços online com o intuito de dar maior agilidade, conforto e transparência no atendimento ao contribuinte.

Desde novembro do ano passado, já é possível optar por emitir a segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISS) e guias avulsas geradas dentro do próprio exercício, por meio do site www.bertioga.sp.gov.br/links_so.php .

De acordo com o secretário de Administração e Finanças do Município, Francisco José Rocha, a primeira etapa do serviço está totalmente concluída. “Agora, estamos preparando e adequando o sistema para a segunda etapa, com mais duas opções: a emissão de guia de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e emissão da segunda via de parcelamentos de IPTU e ISS”, informa.

Concluída a segunda etapa, a Prefeitura começa preparar o sistema para emitir Certidão Negativa e Certidão de Valor Venal. A quarta etapa, segundo o secretário, será um estudo geral de todos os serviços, analisando e melhorando cada tipo de atendimento online.

A iniciativa tem como prioridade facilitar a comunicação entre o contribuinte e a Prefeitura, provendo de forma ágil, fácil e segura, com total transparência ao cidadão, alguns serviços via internet sem a necessidade do contribuinte comparecer ao Paço Municipal. Além disso, a medida adotada pela Secretaria de Administração e Finanças visa, também, reduzir a carga burocrática e diminuir os custos operacionais na administração pública

Para acessar os serviços, o contribuinte tem que estar com seu cadastro, na Prefeitura, devidamente atualizado, com o número de seu CPF, entre outras informações. Para tanto, deve comparecer ao Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú) e atualizar seus dados na Sala de Atendimento ao Contribuinte (ao lado do posto bancário do Santander), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.