09/12/2011
Delegação de Suzano participa do Programa Praia Acessível, em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e  Diretoria de Assuntos Náuticos, recepcionará na próxima terça-feira (13) uma delegação do Centro de Convivência, ligado a Secretaria Municipal da Prefeitura de Suzano, que participará das atividades do Programa Praia Acessível no Município.

A ação acontecerá das 9 às 16 horas, na praia do Cantão do Indaiá, em frente ao Senai, local que tradicionalmente desenvolve esta atividade no Município.

De acordo com o diretor municipal de Assuntos Náuticos de Bertioga, devido ao grande sucesso registrado em 2010, esta será a segunda vez que um grupo, composto por 200 pessoas daquela cidade estará participando desta iniciativa promovida pela Prefeitura de Bertioga.

Leila Vilela Rosa de Oliveira, coordenadora do Centro de Convivência de Suzano, enaltece o evento ocorrido no ano passado, confirmando os benefícios proporcionados aos participantes, pessoas com deficiências físicas e intelectuais.

”Todos estão muito ansiosos, aguardando o momento de retornar a Bertioga e participar desta programação oferecida pelos representantes da Prefeitura. Muitos votarão pela segunda vez, porém, existem alguns que terão a primeira oportunidade em suas vidas de ir à praia e tomar um banho de mar. Uma experiência marcante para eles”, concluiu.

Além dos assistidos, a delegação de Suzano trará também acompanhantes, monitores e professores de educação física do município. A programação terá início às 9 horas, com a chegada da delegação, que estará utilizando as instalações do Senai como apoio ao desenvolvimento do programa.

A seguir, das 09h30min ás 15 horas acontecerão às atividades na praia, com a utilização das cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido e passeios em caiaques duplos, ações monitoradas por representantes da Prefeitura de Bertioga. A programação será encerrada às 16 horas, com retorno da delegação à Suzano.

Praia Acessível

Desenvolvido em Bertioga desde abril do ano passado, o ‘Praia Acessível’ é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com os municípios, que visa disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias às cidades litorâneas garantindo o pleno acesso das pessoas com deficiência às praias paulistas.

O programa utiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido a pessoas com deficiência ou mobilidade mórbida ou ainda com algum tipo de limitação temporária, mas que queiram usufruir do banho de mar.

O equipamento só pode ser utilizado com acompanhamento facilitador ou acompanhante, independentemente da condição física do usuário. A cadeira possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água.

Bertioga foi a Cidade que mais aglutinou parcerias para desenvolver o programa no Município, como Rotary e Lions Clube, Sesc, Oscip Boracéia Viva, APAE e Lojas Maçônicas.

DATA: 09/12/11 - ÁREA: Assuntos Náuticos

TEXTO: Sérgio Magri – FOTOS: Marcos Pertinhes (Arquivo)

RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues

http://www.bertioga.sp.gov.br/galeria_com. php