24/05/2012
Governador entrega ‘19 de Maio’ e anuncia investimentos em mais obras para Bertioga

Ressaltando que Bertioga é um município progressista, sustentável e uma das mais importantes estâncias balneárias de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin anunciou no último sábado (19), quase R$ 30 milhões de investimentos em obras de infraestrutura para o Município.

Após entregar a revitalização da Avenida 19 de Maio, que marcou as comemorações dos 21 anos de autonomia político-administrativa da Cidade, Alckmin anunciou obras que já estavam sendo pleiteadas pelo prefeito do Município junto ao governo estadual.

Uma delas é a duplicação, urbanização e ciclovia da Avenida Anchieta, em que o governador assinou quase R$ 7 milhões, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade/2012), vinculado à Secretaria de Turismo do Estado, que irá melhorar o fluxo de veículos na Cidade. Na mesma oportunidade, Alckmin também anunciou a construção de um novo atracadouro no Jardim Veleiros, para travessia de balsas entre Bertioga e Guarujá.

De acordo com o governador, o Estado fará um investimento de R$ 20 milhões na construção do atracadouro, o que irá melhorar a travessia e desafogar o trânsito da região central de Bertioga. Em média, mais de mil veículos e 3.500 pedestres utilizam diariamente a travessia de balsas entre as duas cidades. O percurso entre Guarujá e Bertioga será reduzido de 800m para 400m de extensão. A previsão é que o atracadouro comece a funcionar em agosto do ano que vem.

Durante seu discurso, o governador comentou sobre investimentos do Estado, de R$ 5 milhões, já aplicados no anexo ao Hospital Bertioga, que mais que dobrou o número de leitos da unidade hospitalar e os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), importante para os sinais vitais e emergências,

Avenida 19 de Maio

No dia em que completou 21 anos, Bertioga ganhou uma nova Avenida 19 de Maio – principal corredor viário do Município. O governador Geraldo Alckmin inaugurou a revitalização da via e vistoriou as obras de reurbanização da orla da Praia da Enseada, que está em fase de conclusão e o local onde será construído o novo atracadouro, que operará o sistema de travessia entre Bertioga e Guarujá, no Jardim Veleiros.

Na oportunidade, Alckmin acompanhado do secretário de Estado de Turismo, Márcio França participou do ato de entrega das chaves dos postos observatórios da orla da Enseada para o Corpo de Bombeiros. As benfeitorias foram viabilizadas com recursos do Dade.

Emocionado, o prefeito de Bertioga agradeceu, em nome da comunidade, ao governador Alckmin, manifestando orgulho de ter participado de todos os seus processos políticos. “Se olharmos para trás é possível observarmos o quanto avançamos em obras, o quanto crescemos. Tudo isso, graças a essa parceria com o Governo do Estado, que tem nos atendido de pronto em tudo o que solicitamos”, ressaltou.

Em seu discurso, o prefeito também agradeceu ao secretário de Turismo do Estado, Márcio França, que não vem medindo esforços para investir nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. “O governador nunca acertou tanto ao nomear um secretário de turismo com a experiência que tem o Márcio França. E por isso, agradecemos também”.

A revitalização da Avenida 19 de Maio, que totaliza R$ 3,9 milhões em investimentos, recebeu aporte do Dade da ordem de R$ 1,1 milhão. O restante foi contrapartida da Prefeitura de Bertioga. Já a obra de reurbanização da orla da Praia da Enseada recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões, dos quais R$ 6,3 milhões liberados pelo Dade.

Para o secretário de Estado do Turismo, Márcio França, as obras são de fundamental importância para o Município, pois aumentam sua atratividade turística. “Bertioga ganhará muito com essas novas melhorias. O aquecimento da atividade turística da cidade ajuda diretamente no seu crescimento econômico”, disse o secretário.

A solenidade foi prestigiada pelos prefeitos Paulo Wiazowski Filho (Mongaguá), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Tércio Garcia (São Vicente), pelo secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, pelo presidente do Dersa, Laurence Casagrande, pelo diretor Executivo da Agem, Marcos Aurélio Adegas, pela Diretora do Dade, Elizabete Corrêa, pelo secretário de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e pelo diretor de Planejamento do Município, respectivamente, pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Vilares e demais vereadores de Bertioga, entre outros representantes do Estado e Região e secretários municipais.

DATA: 23/05/2012 - ÁREA: Planejamento

TEXTO: Maria Izabel Rodrigues – FOTOS: Renata de Brito

RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues (Mtb. 16.046)

TELEFONE: (13) 3319-8009 - comunicação@bertioga.sp.gov.brwww.bertioga.sp.gov.br