Ir para o conteúdo

Bertioga comemora o dia de São João Batista com missa online

23 de junho de 2020

No dia 24 de junho é comemorado o dia de São João Batista, padroeiro de Bertioga. Para celebrar este dia, que também é feriado municipal, a Paróquia São João Batista vai realizar uma missa online, ao vivo pelo Facebook, a partir das 19 horas. Toda a programação pode ser conferida pelo link: https://www.facebook.com/sjb.bertioga/

Diferente dos anos anteriores que contavam com uma programação especial e prolongada, com quermesses e cortejos, neste ano a tradicional celebração terá um novo formato, o virtual. A adaptação foi feita devido à pandemia do coronavírus.

São João Batista

São João Batista era filho de Zacarias, um sacerdote do templo de Jerusalém. Sua mãe foi a Santa Isabel, prima de Maria mãe de Jesus. São João Batista é muito importante para o cristianismo, pois anunciou a vinda de Jesus e a salvação que o Messias traria para todos.

Quando ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Ele batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.

Padroeiro

O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, no Canal de Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.