Ir para o conteúdo

Bertioga retoma Programa Saúde na Escola em setembro

23 de agosto de 2019

A Prefeitura retoma em setembro as atividades do programa Saúde na Escola. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de cerca de 1500 crianças das escolas municipais, por meio de ações de prevenção e promoção à saúde.

Durante os trabalhos, a equipe da Atenção Básica realiza avaliação clínica dos estudantes, identificando possíveis sinais de doenças. Fazem a pesagem e medição dos alunos, que também passam por avaliação clínica de pediatra, acuidade visual e avaliação de saúde bucal, com aplicação de flúor, orientação nutricional e palestras educativas.

Nos casos de alterações na visão, as crianças serão encaminhadas ao serviço de oftalmologista do Município e, caso haja necessidade de óculos, os alunos serão beneficiados com doação do acessório pelo Lions.

O PSE foi instituído em 2007 e visa à integração e articulação permanente da educação e saúde. O programa é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação e, em Bertioga, conta com a parceria do Lions Clube. O foco é promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.