Shows, diversão e aventura fazem parte da agenda cultural de Bertioga nesta semana

18 de maio de 2022

Shows, diversão e aventura fazem parte da agenda cultural de Bertioga nesta semana

No aniversário de 31 anos de Bertioga, quem ganha o presente é a população e os visitantes, com uma extensa programação durante toda a semana. No cronograma, muita diversão, com shows, feiras, aventura e muito mais.

As comemorações começam na quarta-feira (18), na Arena Bertioga, na entrada da cidade, com os shows dos cantores Zé Felipe e Pedro Sampaio, donos de hits que estão entre as músicas mais tocadas no Brasil. Prepare as coreografias porque as atrações não vão deixar ninguém parado.

Na programação terá o Festival Gospel, entre os dias 19 e 21 de maio com os shows dos cantores Fernandinho, Anderson Freire e Padre Alessandro Campos também na Arena Bertioga.

Na quinta-feira (19), a partir das 9 horas, na Avenida 19 de Maio, acontece o retorno do tradicional desfile cívico-militar, após dois anos devido à pandemia. Serão cerca de 60 agremiações e instituições se reunindo para celebrar os 31 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Um pouco antes, às 7h30, acontece a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, na Praça dos Emancipadores.

Mas não para por aí! Aventura, lazer, diversão e passeios também fazem parte das comemorações.

Confira a programação:

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Feira é um sucesso com diversas oficinas. Nela os visitantes têm contato com os sabores caiçaras, ensinamentos de técnicas artesanais e aromas da Mata Atlântica.

A atração deste sábado (21) é a oficina “Panc na mesa”. Com conceito de apresentar algumas técnicas para reconhecer plantas alimentícias não convencionais e com utilizá-las.
Apresentada por Renata Ronchi e Helena Rochi, às 16 horas, a oficina instruirá como produzir e reconhecer uma planta não convencional. Antecipe-se! Há apenas 20 vagas e as inscrições serão realizadas no início da Feira.

O local também conta com culinária sustentável, inclusive receitas veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás e muito mais.

A Feira é realizada aos sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

FEIRA DE ARTESANATO

 

A Feira de Artesanato é o endereço certo para fomentar a cultura. No local é possível comprar lembrancinhas feitas por artesãos da cidade. Além disso, proporciona o contato com a natureza por meio de uma linda vista para o mar. Já separe um espaço em sua agenda e venha conferir.

Os visitantes encontrarão artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.
A feira ocorre no sábado, das 14 às 22 horas e domingo (22), das 10 às 16 horas, no Espaço Cultural Praia.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

Quem admira teatro, cultura e historia, não pode deixar de visitar o Forte São João, patrimônio histórico brasileiro e primeira fortaleza do Brasil.

O Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc. No local é possível encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas a óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

A classificação é livre. A visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

PROJETO CENAS ITINERANTES

Para quem é apreciador de história e teatro, é bom reservar um espaço na agenda para conferir o Cenas Itinerantes. No projeto, personagens históricos ganham vida em uma intervenção artística que conta e revive as memórias de Bertioga. A encenação acontece neste sábado (21) e domingo (22), das 14 às 18 horas. No Forte São João, Parque dos Tupiniquins e Boulevard.

Produzido pela Cia Teatral Armageddon, o projeto narra histórias baseadas em relatos de personagens importantes para Bertioga. Com figurinos de época, os atores encenam acontecimentos que marcaram a história da Cidade e interagem com os visitantes. Esta edição conta com a participação dos alunos dos Centros Culturais.

 

ECOTURISMO – TRILHAS

Para os aventureiros que amam uma trilha e esporte radical, Bertioga é o lugar perfeito. A cidade tem 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade, além de ter conquistado o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “Ecoturismo”.

Os passeios permitem a conexão com a natureza, conhecer lugares incríveis com possibilidade de desenvolver algumas atividades esportivas. Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D’água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, do Morro do Itaguá e São Lourenço.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de Condutores de turismo autorizados pela Prefeitura e Fundação Florestal.
As visitas podem ser agendadas por uma das associações:
ABECO - Associação Bertioguense de Ecoturismo - (13) 99728-9614 (Ligação e WhatsApp) / e-mail: abeco2018@gmail.com / Instagram: @abecotur
AMOLB - Associação dos Monitores Locais de Bertioga - (13) 99786-7426 / 99701-6451 (apenas WhatsApp)/ e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com / Instagram: @monitores.bertioga

As associações também possuem outros profissionais e empresas associadas que prestam serviços de canoagem, rapel, observação de aves, dentre outros.

A relação completa das trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo

ESPAÇO DOG

Os melhores amigos dos homens, os dogs, são fiéis para toda hora e merecem um cuidado especial para a diversão e lazer. Com o objetivo de oferecer um momento de descontração para os pets, a Prefeitura de Bertioga criou o Espaço Dog.

Os donos podem levar os pets para aproveitarem o ambiente de terça a domingo, das 9 às 18 horas. O Espaço está localizado no Parque dos Tupiniquins.
A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.