22 de abril de 2024

Festival em Bertioga promove imersão à cultura indígena para mais de 30.200 pessoas

O Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB) foi um sucesso. O evento repleto de emoção enalteceu as tradições indígenas entre os dias 19 e 21 de abril. Ao todo, 30.206 pessoas se encantaram com a programação, que aconteceu no Parque dos Tupiniquins, Tenda de Eventos e na arena montada no Centro da cidade. O festival foi realizado pela Prefeitura de Bertioga com curadoria do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

Os visitantes puderam viver uma imersão da cultura dos povos originários, participando das danças, conhecendo sobre os esportes, cantos, culinária, e muito mais. Os pontos de maior emoção foram durante o acendimento do fogo sagrado e na cerimônia das águas. Neste ato, os indígenas lançaram no Canal de Bertioga um pouco da água trazida de suas terras.

Aproximadamente 140 indígenas de cinco etnias de várias cidades do Brasil foram convidados para participar do FIIB: Guarani, Parecí, Bororo, Javaé e Fulni-ô. Além dessas etnias, também abrilhantaram o festival indígenas de outros povos, como Pataxó e Xavante.

Estiveram presentes também indígenas internacionais, como: Alba Duarte Portillo - poeta indígena do Paraguai; Victoria Portillo Duarte - Ativista cultural Guarani do Paraguai; e Martha Kichua, ativista cultural indígena do Equador. O show com a cantora e ativista Maria Gadú, promovido em parceria com o Sesc Bertioga, lotou a Tenda de Eventos, no sábado (20).