24 de abril de 2024

Jovens impulsionam dinamismo cultural e esportivo em Bertioga

A quantidade de jovens que participam das programações da Prefeitura de Bertioga só cresce. A cidade oferta grande concentração de atividades culturais e esportivas durante o ano todo, e atrações turísticas naturais como as praias e dois parques de conservação. Os jovens moradores de Bertioga são uma grande parcela ativa para a economia, desenvolvimento e turismo na região. Segundo o Censo do IBGE de 2022, entre mais de 60 mil pessoas na cidade, os jovens são cerca de 14 mil bertioguenses.

Duas bertioguenses “raiz” contam sobre as experiências pessoais e atividades ofertadas na cidade. Uma dessas jovens caiçaras que ama passar os dias nas praias de Bertioga, a Isabela Russelo, é uma bertioguense de 24 anos. Antes foi aluna do curso de ballet clássico oferecido pela Prefeitura Municipal de Bertioga, e atualmente leciona nesse mesmo curso onde foi formada.

“Participo das aulas de dança da Secretaria de Turismo e Cultura, como jazz e solos acrobáticos, além de fazer parte do corpo de Baile Municipal de Bertioga e grupo de competição”, diz Russelo, enfatizando que sempre participa dos eventos da cidade, como Miss Primavera, Bertioga Cidade Natal e outros oferecidos durante o ano.

Russelo aproveita para recomendar Bertioga. “A cidade cresceu muito. É uma região riquíssima em cultura, super tranquila para se viver, muito acolhedora e linda”, ressaltando que um dia quer participar de concursos internacionalmente, levando o nome da cidade para o mundo.

Já a Erica Alves de 15 anos, adora um contato com a natureza e aproveitar a praia com os amigos. Ela participa das aulas de Beach Tennis, ofertadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e do teatro pela Secretaria de Turismo e Cultura. Ela conta que viu a oportunidade através das redes sociais, e logo se interessou por participar, inclusive pela acessibilidade, por ser perto de onde mora.
“Gosto de todas as programações, mas em especial as que envolvem a cultura, por ter as apresentações dos alunos dos polos culturais. Amo o Festival Indígena, com certeza vou participar dessa edição”, ressalta Érica.

Toda semana a cidade oferece programações esportivas e culturais, como corridas, esporte na praia, apresentações dos alunos e aulas de diversas opções de alimentação. A Secretaria de Turismo e Cultura oferece 11 cursos entre canto, pintura, ballet e piano; e a Secretaria de Esporte e Lazer oferece 26 modalidades entre vôlei, beach tennis, natação e basquete. Todos os cursos são gratuitos e contém inscrições abertas o ano inteiro para matrícula, de acordo com a capacidade de cada aula.

Além disso, são tantas as praias e trilhas incríveis para se escolher, cachoeiras e esportes de aventura para realizar, além de atividades do Sesc Bertioga, shows na cidade e eventos culturais, como o Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB) que aconteceu no último fim de semana, na Tenda de Eventos.