21 de março de 2024

Parque Estadual Restinga de Bertioga: conservação e história na Praia de Itaguaré

O Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) é um polo de ecoturismo que se destaca como um destino para diversas atividades, desde pesquisas científicas, educação ambiental e atividades esportivas e de lazer em praias conservadas e rústicas. A criação do parque em 2010 não apenas assegurou a qualidade de vida dos residentes, mas também se tornou um ponto de referência para o desenvolvimento sustentável da região.

Segundo a monitora ambiental Fernanda de Albuquerque, que trabalha em Bertioga há 27 anos, o parque desempenha um papel vital na proteção da biodiversidade local, abrigando uma variedade de aves, mamíferos e ecossistemas, incluindo trechos de mata atlântica e áreas costeiras, e é uma das últimas regiões da Baixada Santista a preservar a vegetação de restinga.

O PERB tem o intuito de promover o turismo sustentável, que estimula a consciência ambientalista. “O objetivo é a promoção de oportunidades para o empreendedorismo e parcerias com instituições públicas privadas e não governamentais, sempre de forma integrada às comunidades e ao desenvolvimento local”, segundo o relatório do Polo de Ecoturismo.

O local está repleto de ecossistemas como restinga, paludosa, ombrófila densa, manguezais, floresta alta, costão rochoso, além de 12 trilhas pelo Plano de Manejo do PERB. Todas as trilhas são obrigatórias o acompanhamento de um monitor ambiental. A trilha de Itaguaré, porém, é autoguiada para atividades individuais ou familiares, no entanto, conforme as regras do parque, grupos escolares e grupos de pesquisas precisam contratar um monitor autorizado.

Praia de Itaguaré
No coração de Bertioga, a praia de Itaguaré é muito mais do que uma extensão de areia banhada pelo mar. É um ponto de partida para a história do PERB, uma área de preservação que teve origem na base da conservação ambiental e na voz da comunidade local.

Itaguaré, com o significado do nome "pedra da garça" em tupi-guarani, não é apenas um ponto turístico, mas sim um marco na preservação, desempenhando um papel vital na harmonia do ecossistema local, segundo Albuquerque.

Diversos são os desafios da conservação do PERB. A monitora enfatiza a importância de adotar uma postura responsável em relação ao lixo deixado na praia, que poluem os mares e rios, e ainda destaca a necessidade de proteger as criaturas marinhas que neles habitam e a abundante riqueza de espécies de Bertioga.

A gestão do PERB é fruto de uma colaboração entre a Fundação Florestal, o governo municipal, a comunidade local e os monitores ambientais autônomos. Essa união de esforços não só garante a proteção do ambiente, mas também abre caminho para o crescimento do turismo sustentável em Bertioga.

As visitas devem ser agendadas pelos seguintes canais:

Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO): (13) 99728-9614 (ligação e WhatsApp)
e-mail: abecotur@gmail.com

Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB): (13) 99693-7598 (apenas WhatsApp)
e-mail: amolb.bertioga@gmail.com

Site de Ingressos Parques Paulistas:
Parque Estadual Restinga de Bertioga

Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Bertioga