26 de março de 2024

Com forte potencial pesqueiro Bertioga participa de importante evento do setor

A prefeitura de Bertioga participou da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show, que aconteceu entre quinta-feira (21) e sábado (23), em São Paulo. A presença da gestão municipal é essencial para fomentar ainda mais o setor no município, que possui uma variedade de atividades de pesca, sendo uma das cidades mais procuradas para esta finalidade, desde a década de 1950.

Em três dias de feira, mais de 20 mil pessoas e cerca de 100 expositores passaram pelo evento. Entre eles, dezenas de investidores e amantes da pesca de vários estados do Brasil, inclusive empreendedores internacionais.

De acordo com o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, a pesca esportiva e a pesca de frete são a segunda maior atividade turística do município, depois do turismo de praia. "Muitas vezes a pesca é pouco visível ao público geral, pois os pescadores costumam iniciar as atividades durante a madrugada ou no período noturno. Porém, a modalidade acontece de forma intensiva no município, sendo também a principal atividade nos períodos de inverno”, explicou Sofiati.

O diretor destaca que a pesca no município tem muita importância social, cultural e econômica, embora, segundo ele, a relevância não seja captada pelos dados oficiais por conta do elevado nível de informalidade. A razão disso, conforme descrito por Sofiati, é que a atividade é fundada na produção de caráter familiar, na qual predominam embarcações de pequeno porte. Ainda segundo o diretor, Bertioga é o sétimo município que mais contribuiu com as descargas de pescado no estado de São Paulo.

"Segundo dados do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina do Instituto de Pesca, em 2010, a produção marinha e estuarina em Bertioga foi de 234 toneladas, próxima a 1% da produção estadual. Em 2015, a soma da produção pesqueira desembarcada em Bertioga foi de 110 toneladas, equivalente a 0,5% do total da produção paulista, sendo que, entre 2008 e 2015, o setor foi responsável por movimentar uma receita de R$ 8 milhões", informou Sofiati.

Sobre o evento

O Pesca & Companhia Trade Show acontece desde 2007 com o objetivo de atender as necessidades do segmento, sendo um evento destinado ao mercado profissional de pesca. Os fabricantes, importadores, operadores de turismo podem negociar frente a frente com o mercado varejista.

Esta é uma das maiores feiras de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do setor.