6 de março de 2024

Elevador do Forte São João em Bertioga está em operação

A instalação do elevador no Forte São João está pronta. A obra oferece acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A operação do novo equipamento foi divulgada neste domingo (3) pelo prefeito Caio Matheus.

"A acessibilidade é importantíssima para democratizar o acesso a cultura e a história. Agora com essa facilidade, todos podem conhecer o nosso principal cartão postal, além da vista incrível do Canal de Bertioga e da Praia da Enseada", afirmou o prefeito.

O elevador é uma das exigências para que a 1ª Fortaleza do Brasil seja elevada à Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Além do elevador, estão sendo realizadas obras de acessibilidade no torno do Forte São João, no Parque dos Tupiniquins. Os serviços contemplam passarelas e decks suspensos em madeira plástica em área de 3.500 m². O projeto prevê também a construção de banheiros e outras estruturas para realização de eventos. A conclusão é prevista para o segundo semestre de 2024.