19 de fevereiro de 2024

Importantes pilares do turismo de Bertioga impulsionam economia local

Em meio à rica diversidade turística, o município de Bertioga destaca-se como um dos principais destinos do Estado de São Paulo, impulsionado por quatro pilares fundamentais: turismo das praias, histórico/cultural, náutico e ecoturismo. Com 90% do território preservado, a cidade oferece biodiversidade exuberante, elevando a qualidade de vida dos habitantes e consolidando-se como um dos Top 5 destinos turísticos do Estado.

O turismo histórico de Bertioga remonta aos primórdios dos colonizadores na região, destacando a construção do Forte São João e outras estruturas que contam a história do país. A Aldeia Indígena Rio Silveiras, pertencente ao povo Guarani e com cinco núcleos, não apenas representa um marco histórico, mas também desempenha um papel crucial no turismo cultural, servindo como uma fonte educacional e cultural para os visitantes.

As praias de Bertioga, estendendo-se por 33 km, são o cartão postal da cidade, variando desde ondas calmas até as preferidas pelos surfistas. Uma vantagem notável é a obtenção de todas as praias aprovadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), indicativo da qualidade da água com balneabilidade de banho aprovado.

Além desses pilares, Bertioga abraça uma variedade de turismos multifacetados, incluindo gastronômico, educacional, esportivo, de pesca e de aventura. A geologia e vegetação propiciam uma experiência única no ecoturismo, convidando os turistas a explorarem trilhas, cachoeiras e diversos esportes nos Parques Estaduais Serra do Mar e Restinga de Bertioga. Em reconhecimento, a cidade foi agraciada com o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria Ecoturismo.

O diretor de Turismo, Filipe Toni Sofiati, destaca a estabilidade na qualidade de vida proporcionada pelo zoneamento restritivo, que impede o crescimento de indústrias ou atividades de impacto ambiental, garantindo um ambiente propício ao bem-estar.

Além disso, Sofiati ressalta um dos compromissos da Prefeitura para esse ano, de regularizar as normas municipais do turismo, visando não apenas o crescimento turístico da cidade, mas também a valorização das atividades e estruturas turísticas, gerando novas fontes de renda para os residentes locais.