Cultura Indígena

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, uma área grande com mais de 948 hectares, com 550 indígenas e 150 famílias, segundo o censo de 2022 da Funai. A aldeia está localizada na Praia de Boracéia e no local as famílias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária típica. A comunidade vive dentro das suas ocas ou casas, feitas com madeira de "palmeira-pati" e algumas de alvenaria.

Em homenagem à Cultura Indígena, Bertioga é á única cidade do Brasil que promove o Festival Indígena de Bertioga – FIB acontece anualmente no município, as últimas edições aconteceram dentro do Parque dos Tupiniquins.

Durante o FIB mais de 300 indígenas de diversas etnias do Brasil se deslocam de suas regiões em todo o Brasil e da América Latina para participar do festival. Em diversos espaços no FIB as etnias desenvolvem oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, demonstrações de esportes e práticas corporais indígenas, dentre outras atividades. E também vendem produtos artesanais de cada cultura presente no FIB. O Festival Indígena de Bertioga é realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena - ITC.

As associações de turismo local apoiam o evento promovendo visitações às Terras Indígenas Ribeirão Silveiras.

 

Link no maps para localização
https://maps.app.goo.gl/aJbSeMmsRDLktUt5A
Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO): (13) 99728-9614 (ligação e WhatsApp)

e-mail: abecotur@gmail.com

Instagram: @abecotur
Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) (13) 99693-7598 (apenas WhatsApp)/

e-mail: amolb.bertioga@gmail.com

Instagram: @monitores.bertioga

Nenhum ponto turístico encontrado.

Ver outras categorias

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.