Ir para o conteúdo

Agenda Cultural

 

Forte São João

O maior cartão postal de Bertioga, o Forte São João, pode ser visitado por moradores e turistas.

Horário de visitação:

Quartas a domingo, das 9 às 18 horas.

A entrada é gratuita. O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro.

Feiras de orgânico e artesanato

Aos finais de semana a Casa da Cultura recebe feiras de produtos orgânicos e de artesanato, com expositores e artesãos locais. Funciona aos sábados das 16 às 22 horas; e domingos, das 10 às 16 horas. O endereço é Avenida Tomé de Souza, 62, Centro.

 

Projeto “Arte Itinerante” apresenta espetáculos teatrais em setembro

No mês de setembro, o projeto “Arte Itinerante” apresenta gratuitamente o espetáculo “Folia Brasileira”, com Mestre Valdeck de Garanhuns. É uma ação do Sesc Bertioga em parceria com as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

No espetáculo, o coronel Vicente Pompeu irá realizar uma grande festa para comemorar o noivado de seus afilhados Simão e Marieta. Para organizá-la, ele chama Simão, que fica encarregado de toda produção do evento. Durante os preparativos, eles são interpelados por um estraga prazeres. Será que esse casamento sairá?

O projeto leva para diferentes bairros da cidade espetáculos de teatro, circo, dança ou música, com o objetivo de ampliar a formação de público para o mundo das artes e de contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Confira o calendário de apresentações:
01/09, 15h: Escola Estadual Jardim Vicente de Carvalho
15/09, 15h: Vila do Bem
22/09, 15h: Escola Estadual Archimedes Bava
29/09, 15h: EMEIF Boraceia (Ginásio)

Teatrada tem espetáculo “Rapunzel na Quitanda” no domingo (02)

No domingo (02), a partir das 11 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo “Rapunzel na Quitanda”, com a Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos, no projeto “Teatrada”. A atração gratuita é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próximo ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

SINOPSE

Na Quitanda da Mãe Joana, tem de tudo um pouco: verduras, legumes, frutas e até uma planta rara, de sabor maravilhoso: o rapôncio! E, para aqueles que não sabem a história dessa planta, o dono da quitanda faz questão de contar como essa verdura estrangeira mudou a vida de uma família, fez uma menina ser aprisionada e um príncipe se apaixonar por ela.

“Música é Cultura” apresenta “Trio Tabarana” no sábado (08)

Músicos sobem ao palco da Casa da Cultura a partir das 20 horas

No sábado (08), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe o “Trio Tabarana”, no projeto “Música é Cultura”, uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Com uma formação nada usual, o trio surpreende pela versatilidade e qualidade sonora. No show “Telecoteco, sambalanço e outras bossas”, o grupo convida para um passeio por composições de Marcos Vale, Luiz Melodia, Zé Menezes, Noel Rosa, João Donato e Dorival Caymmi. Com Denilson Oliveira (percussão), Fernando Barros (violão) e Fernando Mumu (trombone).

Bertioga recebe espetáculo do Festival Mirada no sábado (15)

No próximo dia 15, às 17 horas, o Parque dos Tupiniquins será palco do espetáculo “Chulos”, da companhia Dual Cena Contemporânea. A peça faz parte da quinta edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, evento bienal realizado pelo Sesc, que acontece em Bertioga e mais oito cidades da região. A atração, realizada com apoio da Prefeitura, tem classificação livre e entrada gratuita.
Chulos é um espetáculo de rua que faz referência à chula de palhaços, um ritmo e uma dança que faz parte da Folia de Reis. Nele, três Reis Magos peregrinam pelo mundo e profetizam o nascimento de um novo rei. O mundo, porém, não acredita mais em profecias e, no meio da indiferença e desesperança, os três magos testemunham o inusitado: o nascimento de palhaços que celebram e protegem o nascer do novo.
No elenco, além do diretor Ivan Bernardelli, estão em cena Diogo de Carvalho, Flávia Teixeira, Hélio Feitosa, Inayara Iná, Renata Maciel, Kleber Cândido e Mônica Augusto. O espetáculo foi indicado à categoria Melhor Estreia 2017, pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).
Mirada – O Festival acontece entre os dias 5 e 15 de setembro, em Santos, e se estende por mais oito cidades da Baixada Santista. São mais de 40 espetáculos nacionais e internacionais, além de atividades formativas e voltadas à reflexão. A Colômbia será o país homenageado desta edição, com a apresentação de nove espetáculos, encenados pela primeira vez no Brasil.
Serviço:
Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos
Espetáculo:
 “Chulos”
Companhia: Dual Cena Contemporânea
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Quando? 15/09
Que horas? 17 horas
Onde? Parque dos Tupiniquins, no Forte São João – Av. Tomé de Souza, s/nº – Centro

Bertioga realiza 1º Festival de Bandas e Fanfarras em setembro

O 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Bertioga acontecerá no dia 15 de setembro, na Avenida 19 de Maio. Podem participar escolas, entidades e corporações do município. O evento é uma realização da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (Afaban) em parceria com a Prefeitura.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, na Casa da Cultura, que fica Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próximo ao Forte São João. O atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
O festival não tem caráter de competição. O objetivo é resgatar e valorizar a música instrumental, além de ser mais uma oportunidade para a população conhecer e prestigiar as bandas e fanfarras da Cidade. Todos os participantes receberão premiação.

Teatrada tem espetáculo “Hamelete, o Cordel” no domingo (16)

Apresentação gratuita começa às 11 horas e é uma parceria com o Sesc Bertioga

No domingo (16), a partir das 11 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo “Hamelete, o Cordel”, com o Grupo Careta, no projeto “Teatrada”. A atração gratuita é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próximo ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

O ESPETÁCULO

A proposta desta reconstrução de Hamlet, a famosa peça de Shakespeare, é fazer uma releitura da obra na estrutura de cordel. O trabalho, com a versatilidade das formas e ritmos, oferece a possibilidade de uma leitura em que o peso da tragédia é minimizado, mas não perde o seu aspecto reflexivo.

“Música é Cultura” tem quinteto “Brassuka” no sábado (22)

Artistas se apresentam na Casa da Cultura a partir das 20 horas

No sábado (22), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe o quinteto “Brassuka”, no projeto “Música é Cultura”, uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

O quinteto, da cidade de São Paulo, é formado por trompa, tuba, trompetes e trombone. Juntos há sete anos, os músicos buscam a qualidade musical e o impacto sonoro que a formação permite, apresentando um repertório com músicas  eruditas de vários períodos da música ocidental, além de canções populares e tradicionais.

Sarau Arte Buriki na sexta (28), na Casa da Cultura  

Na sexta-feira (28), a partir das 20 horas, a Casa da Cultura recebe o “Sarau Arte Buriki”. A programação reúne música, poesia, literatura, teatro, artes plásticas e outras manifestações artísticas. O evento é gratuito.

A ideia é promover o encontro de pessoas que queiram declamar uma poesia, tocar algum intrumento, cantar ou exibir qualquer manifestação artística. O projeto é uma iniciativa dos próprios moradores da Cidade com apoio da Prefeitura. O objetivo é disseminar cultura, proporcionando o fortalecimento de vínculos entre a comunidade local e visitantes.

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.