Ir para o conteúdo

Agenda Cultural

FORTE SÃO JOÃO

O maior cartão postal de Bertioga, o Forte São João, pode ser visitado por moradores e turistas. Visitação de quarta a sexta e domingo, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita.

FEIRAS DE ARTESANATO E ORGÂNICOS

Aos finais de semana a Tenda de Eventos recebe as feiras de produtos orgânicos e de artesanato da Casa da Cultura, com expositores e artesãos locais. Funciona aos sábados das 16 às 22 horas e aos domingos, das 14 às 20 horas.

 

OUTUBRO

1° AFROFEST BERTIOGA – 05 e 06/10

No sábado (05) e domingo (06), das 10 às 22 horas, a Tenda de Eventos (Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, ao lado do Forte São João) terá diversas atividades, com a presença de babalorixás, yalorixás, advogados, sociólogos e ativistas. A atração é organizada pelo grupo Afropaz Bertioga e conta com apoio da Prefeitura.

O evento deve contar com a presença do cônsul geral da África do Sul, Malose William Mogale. A intenção do representante sul-africano é conhecer a cultura afro-brasileira, além de entender melhor a situação do negro no Brasil.

O objetivo do Afrofest é proporcionar, por meio de entretenimento e informação, o combate à intolerância religiosa; além de ressaltar a cultura afro, com suas músicas, danças, comidas típicas, entre outros.

CLÁSSICOS DA PALHAÇARIA – 12/10

No sábado (12), às 16 horas, a Vila do Bem (Rua São Gonzalo, s/n, Bairro Chácaras) recebe o espetáculo, que apresenta reprises clássicas de palhaçaria, resultante do estudo em Circo-Teatro que é desenvolvido pelo grupo K’Os Coletivo. A apresentação fica por parte de três característicos palhaços: Palhaço Pinguelão (1.95 de altura de pura leseira), Palhaça Tramela (A mandona que sabe tudo) e Palhaço Pipiu (O causador de confusão). Encenada pelo grupo K´Os Coletivo.

O CUSCUZ FEDEGOSO – 13/10

No domingo (13), às 16 horas, a Tenda de Eventos (Av. Vicente de Carvalho, s/nº, ao lado do Forte São João) recebe o espetáculo “O Cuscuz Fedegoso”.Ao vender sua especialidade a um pedinte, Dona Maria do Cuscuz percebe que ele está passando mal para não ter de pagar. Desesperada, ela pede ajuda a uma vendedora de ervas medicinais charlatã, para que tente identificar a suposta doença, armando assim uma grande confusão. O espetáculo faz uma abordagem crítica-social por meio do cômico, pautando-se por manifestações populares. Encenada pelo grupo “O Buraco D’Oráculo”.

BRISA DO ORIENTE – 19/10

No sábado (19), a partir das 21 horas, a Tenda de Eventos recebe o espetáculo “Brisa do Oriente”. A atração gratuita é parte do projeto “Música é Cultura”, parceria entre a Prefeitura e o Sesc. Reunindo elementos de tradições orientais, os músicos apresentam a riqueza de canções milenares, num impressionante esforço de diálogo e aproximação das culturas através da música. Com Rajana Olba (alaúde), Daniel Szafran (piano e acordeon), Ameer Olba (violão e percussão), Graziela Schifnagel (guitarra), Anthony Taileb (saxofone), Fran Araújo (flauta), Carneiro Sândalo (bateria e percussão), Mahmoni (voz) e Bia Sâmia (danças). O “Música é Cultura” apresenta concertos de música erudita e instrumental há mais de quinze anos em parceria do Sesc Bertioga e Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. A atração faz parte da programação “Bertioga é mais Cultura”, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. A Tenda de Eventos fica na Avenida Tomé de Souza, s/nº, ao lado do Forte São João.

ABERTURA “REVELA BERTIOGA” – 31/10

Os amantes da fotografia têm uma longa programação entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, com o festival “Revela Bertioga”. Neste período, haverá a abertura do evento, exposição de fotos e muitas outras atividades.

No dia 31, a partir das 19 horas, a Tenda de Eventos, no Centro, recebe a cerimônia de abertura do Revela. Haverá apresentação de danças tradicionais dos Guaranis da Aldeia Indígena do Rio Silveiras, fala de autoridades, produtores, curador e apoiadores do festival, e visita monitorada às exposições, que ficam em cartaz até o dia 10 de novembro no Parque dos Tupiniquins. Além disso, o prêmio “Palê Zuppani” será entregue a Orlando Azevedo, um dos maiores fotógrafos do país.

Com o objetivo de revelar talentos locais, beleza da cidade, e democratizar a arte fotográfica, o festival tem promovido, desde abril, atividades, ações e programação intensa com cursos, palestras, oficinas, expedições fotográficas e intervenções.

O Revela Bertioga 2019 é realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Bertioga, com apoio do Sesc e Prefeitura de Bertioga. Para mais informações, acesse: www.revelabertioga.com.br.