Ir para o conteúdo

Agenda Cultural

Forte São João

O maior cartão postal de Bertioga, o Forte São João, está com horário de funcionamento ampliado durante o mês de julho. Moradores e turistas podem aproveitar as férias escolares para visitar o monumento às sextas e sábados, das 9 às 21 horas. Às quartas, quintas e domingos, o local abre das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita. O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro.

Feiras de orgânico e artesanato

Na Casa da Cultura, durante todo o mês de julho, funciona a feira de artesanato e orgânicos, aos sábados, das 10 às 22 horas; e aos domingos, das 10 às 17 horas. O endereço é Avenida Tomé de Souza, 62, Centro.

Festa da Tainha

Evento gastronômico tradicional da cultura caiçara, a Festa da Tainha do Lions Clube é um das principais festividades do calendário turístico de Bertioga e acontece durante todo o mês de julho. O convite custa R$ 89, dá direto a uma tainha na brasa, servida espalmada, arroz, farofa, vinagrete e pão à vontade. O prato serve bem até 03 pessoas. Às sextas-feiras, o jantar é servido a partir das 19h30. Aos sábados, almoço a partir do meio-dia e jantar a partir das 19h30. Aos domingos, o almoço também começa a partir do meio-dia. A festa acontece na Tenda de Eventos, no Centro.

Teatrada leva espetáculo “Brinquedos de Palavras” à Casa da Cultura no domingo (08)

Apresentação gratuita começa às 11 horas e é uma parceria com o Sesc Bertioga

No domingo (08), a partir das 11 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo “Brinquedos de Palavras” no projeto “Teatrada”. A atração é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito.

Lili Flor & Paulo Pixu pesquisaram jogos linguísticos do Brasil e America Latina e, com eles, criaram canções. São trava-línguas, parlendas e poesias que se transformam em música para brincar e dançar. Acompanhados de André Perine (guitarra) e Paulinho Paes (baixo), a dupla apresenta um show musical interativo para crianças e adultos brincarem juntos.

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Projeto “Música é Cultura” apresenta “Diego Sales Quarteto”  no sábado (14)

No sábado (1), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe apresentação do Diego Sales Quarteto” no projeto “Música é Cultura”, uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

O gaitista Diego Sales apresenta um projeto que visa homenagear o forró em suas diversas ramificações, interpretando cocos, xotes, baiões e rastapés. A proposta é de um espetáculo de música instrumental onde o jazz se une a cultura nordestina. No palco, composições próprias e arranjos para obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Hermeto Pascoal, entre outros. Com Diego Sales (gaita), Caio Chiarini (violão), Fábio Martinez (contrabaixo acústico) e Wagner Vasconcelos (bateria).

O ‘Música é Cultura’, realizado há mais de quinze anos, apresenta aos finais de semana concertos de música erudita e instrumental nas noites de sábado, na Casa da Cultura.

Teatrada leva espetáculo “Unidos do Quintal – Clube Atlético Unidos do Quintal” à Casa da Cultura no domingo (22)

Apresentação gratuita começa às 11 horas e é uma parceria com o Sesc Bertioga

No domingo (08), a partir das 11 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo espetáculo “Unidos do Quintal – Clube Atlético Unidos do Quintal” no projeto “Teatrada”. A atração é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito.

O espetáculo reúne música autoral para crianças e teatro de bonecos num quintal cheio de surpresas! Blues, baião, bonecos, moda de viola, histórias, rock, personagens, brincadeiras… fazem a criançada cantar, contemplar, dançar e torcer muito pra esse time vencer!

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Casa da Cultura tem “Sarau Arte Buriki” na sexta-feira (27)

Na sexta-feira (27), a partir das 20 horas, a Casa da Cultura recebe o “Sarau Arte Buriki”. É uma iniciativa organizada pelos moradores da Cidade, que promove a troca de experiências para a criação e recriação de obras de arte. A ideia é promover o encontro de pessoas que queiram declamar uma poesia, tocar algum instrumento, cantar ou exibir qualquer ação artística. Música, poesia, literatura, teatro, artes plásticas entre outras expressões são parte da programação.

O projeto já realizou diversas apresentações artísticas que além de disseminar cultura, proporcionam o fortalecimento de vínculos entre a comunidade local e visitantes. O evento é gratuito.

A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Projeto “Música é Cultura” apresenta “Duo Angerosa-Camargo” no sábado (28)

No sábado (28), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe o Duo Angerosa-Camargo” no projeto “Música é Cultura”, uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro, próxima ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

O repertório abordado pelo duo traça uma linha do tempo desde a idade média até o século XIX, apresentando a evolução das diversas formas de música Instrumental na Europa e suas conexões com a Península Ibérica e com o Brasil. Com arranjos originais de percussão, o resultado musical traz toda a energia das cordas dedilhadas, acrescida da vivacidade própria da percussão. Com Guilherme de Camargo (alaúde, guitarra barroca e viola de arame) e Roberto Angerosa (derbak, pandeiros, pratos, cajón, tambor e vaso).

O ‘Música é Cultura’, realizado há mais de quinze anos, apresenta aos finais de semana concertos de música erudita e instrumental nas noites de sábado, na Casa da Cultura.