Bertioga tem programação especial no mês de conscientização sobre Hepatites virais

16 de julho de 2021

Bertioga tem programação especial no mês de conscientização sobre Hepatites virais

Julho é considerado o mês de conscientização sobre as Hepatites virais, doença que causa inflamação no fígado. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Bertioga preparou uma programação especial, a fim de informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

De segunda a sexta, em especial neste mês, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) serão exibidos vídeos educativos na sala de espera para pacientes com consultas agendadas com infectologista. No local também será possível realizar teste rápido, sem a necessidade de agendamento. A ação acontece das 9 horas às 11h30 e das 13 horas às 15h30. No dia 27 de julho será oferecido um Coffee Break às pessoas em atendimento.

Nos dias 21 e 28, das 9 às 15 horas, o trailer do CTA estará estacionado no cruzamento entre as avenidas Anchieta e Dezenove de Maio para realizar testes rápidos de Hepatite B e C, em todos os munícipes interessados. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável para realizar o exame.

“Essa ação tem como objetivo identificar as pessoas que estejam portando o vírus e não sabem, principalmente pela doença ser silenciosa, e às vezes não apresenta sinais e sintomas. Quanto mais rápida ela for identificada, será possível realizar tratamento adequado”, afirma a secretária de Saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, caso o resultado do teste seja positivo, o paciente será encaminhado ao Centro de Testagem para iniciar tratamento e ser acompanhado por um infectologista.

PROGRAMAÇÃO

21 de julho – testagem rápida no trailer do CTA, no cruzamento entre as avenidas Anchieta e Dezenove de Maio;

27 de julho – Coffee Break aos pacientes em atendimento no CTA;

28 de julho - testagem rápida no trailer do CTA, no cruzamento entre as avenidas Anchieta e Dezenove de Maio.

SERVIÇO

Centro de Aconselhamento e Testagem – Rua Jorge Ferreira, 60, Centro.