Cruzeiro Forte São João parte de Bertioga para celebrar os 450 anos do Rio de Janeiro

23 de fevereiro de 2015

A inauguração do monumento comemorativo aos 450 anos do Rio de Janeiro reviveu, na manhã desta sexta-feira (20), a partida da expedição de Estácio de Sá, do Forte São João, em Bertioga para fundar a ‘Cidade Maravilhosa’ em 1º de março de 1565, quando foi iniciada a construção do Forte São João da Guanabara (RJ). A cerimônia foi abrilhantada com a execução dos hinos Nacional e de Bertioga, pelos professores do projeto Musicando, do Município.

A esquadra do expedicionário foi representada pelo Cruzeiro Forte São João (navegação em flotilha), organizado pela Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), formado por cinco veleiros – a mesma quantidade de embarcações à época de Estácio de Sá - que saiu de Bertioga rumo ao Rio, às 17 horas. Antes, os veleiros receberam a benção, logo após a missa celebrada pelo padre Sílvio Luiz da Paróquia São João Batista. No decorrer do percurso outros veleiros vão se juntado à flotilha, que chegará ao Rio no próximo dia 1º de março para as comemorações dos 450 anos.

O marco zero, que retrata três velas de barco estilizadas, foi desenhado pelo prefeito de Bertioga instalado nesta manhã, em um local estratégico, ou seja, virado na direção do Rio de Janeiro, no canteiro central da Avenida Vicente de Carvalho, bem em frente ao histórico Canal de Bertioga (Centro), que registra fatos importantes da história do Brasil e que tem às suas margens a primeira fortaleza do país – o Forte São João.

De acordo com o prefeito, o monumento é o símbolo da participação de Bertioga na história do Brasil. “É um ato simples, e uma oportunidade de elevar o nome de nosso Município ao mundo inteiro”, ressalta explicando que as três velas que compõem o monumento significa o ontem, o hoje e o amanhã.

Soldados da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, estiveram caracterizados com uniformes da época colonial. Na oportunidade um pergaminho registrando a data comemorativa foi assinado pelos presentes e encapsulado em um recipiente e enterrado junto ao monumento.
A navegação será realizada em duas etapas: a primeira, com a saída de Bertioga para Angra dos Reis; e a segunda etapa, segue no próximo dia 28 a 1º de março, saindo de Angra dos Reis para o Rio de Janeiro.

A chegada do Cruzeiro ao Rio será na manhã de 1º de março junto à Fortaleza de São João da Guanabara, ao som de tiros de canhão. O prefeito de Bertioga estará no Rio de Janeiro participando das comemorações.

Na oportunidade ele entregará ao prefeito Eduardo Paes um quadro, em óleo sobre tela, pintado pelo artista plástico de Bertioga, Sandro Bueno Justo. A obra retrata a época em que a esquadra de Estácio de Sá, partiu do Forte São João rumo ao Rio, com o intuito de ocupar a região que estava sob o domínio dos índios Tupiniquim e dos franceses.