03/06/2011
Conferência Municipal define participação de Bertioga na Rede de Proteção ao Idoso

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Casa dos Conselhos, promoveu a Conferência Municipal do Idoso no dia 21 de maio, no Sesc-Bertioga, para discutir temas voltados à saúde e proteção da melhor idade. Saúde bucal, nutrição, bem viver e políticas públicas para o idoso, foram alguns assuntos discutidos na ocasião em que foi definida a participação de Bertioga na Rede de Proteção ao Idoso.

As discussões tiveram a intenção de divulgar os resultados de consultas públicas feitas no Município, por meio dos conselhos municipais e debater temáticas essenciais à saúde dos idosos. De acordo com o presidente da Casa dos Conselhos, Walter José de Santana, a conferência foi muito importante para os próximos passos para a inclusão de Bertioga na Rede de Proteção ao Idoso. Ele informou que os participantes foram bastante ativos, direcionando perguntas e sugerindo ações durante os debates.

O secretário de Assistência Social e do Trabalhom participou da conferência e comentou os resultados obtidos após o término das discussões: “Dessa forma, podemos encontrar novas soluções que condigam de fato com as necessidades de cada idoso. Fico muito feliz de vê-los participando ativamente nas decisões, que tendem a interferir diretamente em suas vidas”, salientou.

Um protocolo de intenções foi extraído por conta dos assuntos discutidos no evento e registrado na Secretaria de Saúde de Santos, órgão responsável pela gestão do Projeto Cidade Amiga do Idoso na região, para os trâmites de inclusão de Bertioga junto à rede. O projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e Organização Mundial de Saúde (OMC), é responsável pela implantação de políticas públicas voltadas ao idoso por meio de ações que compõem a Rede de Proteção ao Idoso.

Fórum sobre drogas - Outra ação realizada pela Casa dos Conselhos foi a reunião ocorrida no dia 25 de maio, para discutir a criação do Fórum Sobre Drogas, que visa reestruturar o sistema de ações em torno das problemáticas ocasionadas pelo uso de drogas em Bertioga.

No encontro, que reuniu mais de 40 participantes, além de psicólogos da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, várias autoridades estiveram presentes juntamente com familiares de jovens e adultos usuários crônicos de entorpecentes. Outro tema abordado foi o processo de recrutamento de crianças e adolescentes pela indústria do tráfico de drogas.

Após as discussões, ficou decidida a realização de uma nova reunião no próximo dia 09, às 17 horas, na sala anexa à Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, para definir a sistemática para a realização do fórum. Uma das primeiras ações acerca do tema é a revitalização do Conselho Municipal Sobre Drogas e como consequência, a busca de recursos estaduais e federais para a implantação de novas políticas públicas de combate às drogas.

Mais informações sobre a Conferência Municipal do Idoso e Fórum Sobre Drogas pelo telefone (13) 3317-5866 ou no site www.casadosconselhosdebertioga.com.br

DATA: 02/06/11 - ÁREA: Assistência Social

TEXTO: Flávio Galante – FOTOS (arquivos) – Marcos Pertinhes  e Renata de Brito