10ª Conferência Municipal de Assistência Social registra expressiva participação popular

14 de julho de 2017

A 10.ª Conferência Municipal de Assistência Social de Bertioga, realizada nesta quarta-feira, 12, superou as expectativas do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) pelo grande número de pessoas que participaram e pelo alto nível de discussões e envolvimento sobre as questões abordadas durante o evento.

O encontro foi realizado nas dependências do Fundo Social de Solidariedade (FSS), localizado na Rua Walter Pereira Prado, 77, Centro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Bertioga, reunindo 180 pessoas entre usuários dos serviços socioassistenciais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, representantes da sociedade civil e autoridades municipais.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do CMAS, Keila Seidel, com o objetivo de promover um espaço democrático para a discussão da política de assistência social do município.

Estiveram presentes, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Patrícia de Oliveira Ianda, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Pereira, Ermínio Aguiar, presidente da OSCIP Boraceia Viva, representantes de diversos conselhos municipais, moradores de diversos bairros da cidade, entre outros.

O tema da conferência “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, amplamente discutido nas sete pré-conferências realizadas nos bairros da cidade, foi abordado no evento por meio de exibição de vídeos, palestras e rodas de conversa.

Durante a programação a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Patrícia Ianda explanou em sua palestra a importância do evento e o comprometimento da sociedade civil em discutir os temas em questão.

“Estamos realizando um trabalho coletivo para se debater as necessidades do município e pontualmente de cada bairro. Este encontro é uma oportunidade para definirmos prioridades e metas que poderão ser alcançadas”, citou.

Segundo Keila Seidel, foram elencadas durante os eventos preparatórios e durante a conferência, 55 propostas da assistência social nas esferas municipal, estadual e federal. Dentre elas, 10 foram escolhidas para serem encaminhadas para o município, duas para o Estado e quatro para a União, conforme orientação do Conselho Nacional de Assistência Social.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social teve início às 9h e encerrada as 17h30, estabelecendo outras atividades, como leitura e aprovação do regimento interno, apresentação dos trabalhos das pré-conferências, discussão dos eixos, plenária e votação das deliberações, contando também com apresentações artísticas do grupo de dança do Centro de Convivência do Idoso de Bertioga e também apresentação musical de acordeon.

Delegados

Ao final da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social foram eleitos os delegados que representarão Bertioga na conferência estadual. Foram escolhidos para representar a sociedade civil, Gilvanete Gonçalves Barbosa e como suplentes, Wesley Ferreira dos Santos e Quirino Alves Carneiro Filho.
Para representar o poder público, o titular, Rogério Venâncio de Morais e Mariana Santos de Sousa e Maria Angélica de Araújo Cruz, como suplentes.