1º Festival de Bandas e Fanfarras de Bertioga agita público

17 de setembro de 2018

1º Festival de Bandas e Fanfarras de Bertioga agita público

A Avenida 19 de Maio esteve colorida e vibrante no sábado (15), com o 1º Festival de Bandas e Fanfarras de Bertioga. O evento reuniu 8 bandas de Bertioga e de outras Cidades. A intenção da Administração Municipal é que esta atração se torne uma tradição na Cidade.

O 1º Festival de Bandas e Fanfarras foi uma realização da Prefeitura, em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (Afaban).

A diretora de Cultura de Bertioga explica que a Secretaria começou a receber pedidos de grupos do Município para que houvesse na Cidade algo voltado a banda marciais e fanfarras. “Entendemos esse interesse e veio a oportunidade de fazer a parceria com a Afaban. O principal objetivo é que consigam fazer o intercâmbio com bandas de fora, estimulando a troca de experiências”.

Quem abriu o desfile foi o bertioguense Colégio Caiçara. Felipe de Oliveira, regente da escola, conta que, para o festival, a turma encarou uma rotina de ensaios semanais. “Os alunos são de sexto a oitavo ano. É o primeiro festival que participamos, para eles é uma oportunidade muito importante. Bertioga está sendo beneficiada com isso”.

Outra instituição bertioguense a desfilar foi a EE Armando Belegarde. “A gente se preparou a semana inteira, em ensaios depois das aulas e também no fim de semana. A gente sempre ensaiava só para o desfile de 19 de Maio (comemoração do aniversário de emancipação da Cidade). Achei o evento magnifico!”, opina José Siqueira, regente da turma.

Diferente dos concursos, o Festival não teve caráter de competição. As bandas apresentaram seu repertório e todos os grupos foram premiados com troféus de participação.