Bertioga recebe 1ª Ciranda  Cultural no Parque dos Tupiniquins

15 de outubro de 2014

Bertioga recebe 1ª Ciranda Cultural no Parque dos Tupiniquins

Com muitas atrações, Bertioga recebe neste sábado (18), a partir das 16 horas, no Parque dos Tupiniquins, a 1ª Ciranda Cultural, realizada pela Cia Veritas Produções Artísticas em parceria com a Prefeitura do Município, por meio da Diretoria de Cultura.

Segundo explica Emanuella Alves, da Cia Veritas, a 1ª Ciranda Cultural foi idealizada para contemplar diversas manifestações culturais em Bertioga, no intuito de promover fruição entre artistas e população permanente ou turística, com diversas ações expressivas, nas múltiplas áreas culturais, produzidas por artistas locais, colaborando para identidade e projeção desses fazedores de arte, dialogando com a realidade Município, formando coletivos, em prol de disseminar novos produtores culturais na Cidade.

“Ciranda Cultural é um manifesto, da livre e genuína expressão popular de se fazer cultura”.

A programação começa com o ‘Cortejo Cultural’, que sairá às 16 horas, da Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada/Centro), rumo ao Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, para as encenações teatrais.

As atividades têm início com a peça ‘Os Cirandeiros’ – um manifesto de cirandas populares, resgate de cantigas e dança de roda – ação coletiva, seguida de Dança Circular – Vivência com Shirley Alvarenga. Às 16h30 começa a encenação de ‘A Desengonçada’, contemporânea história infantil da Cia Programa Vida Saudável/Bertioga, sob a direção de Emanuella Alves.

A programação segue às 17 horas com a ação cultural Tenda Literária, tem como objetivo transformar praças públicas em espaços culturais com oficinas e saraus voltados para a produção da Literatura Periférica nas diversas regiões da cidade de São Paulo. O Tenda Literária já foi contemplado com o VAI 2009 / 2010 (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais). Em 2014 o projeto volta contemplado pelo VAI II.

Às 18 horas, a Ca Veritas Produções Artísticas “Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas” e às 18h30, a peça “Folie” da Cia da Intenção ao Gesto - Apae Bertioga, com texto e direção de Thiago Lins. Já às 19 horas, a programação segue com o espetáculo “Nação Buriquioca”, da Cia Teatral Armageddon e Cia Veritas Produções Artísticas/Bertioga.

A partir das 19h30 tem música no Parque dos Tupiniquins com o “Música – Art Buriqui” a cargo de Marcelo Bokerman e Adrean Bokerman. Às 20 horas tem sarau ‘Armagemix’ com Cia Teatral Armageddon/Bertioga, que homenageará ‘O Maldito da MPB’, Itamar Assumpção

Serviço

O Parque dos Tupiniquins fica na Avenida Thomé de Sousa, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada (Centro). O acesso ao parque é livre.