Ação de combate a dengue chega ao Centro neste final de semana

3 de fevereiro de 2016

Ação de combate a dengue chega ao Centro neste final de semana

Depois de atender os bairros do Indaiá e Rio da Praia, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue chega ao Centro neste fim de semana com ações no sábado (06), domingo (07) e segunda-feira (08), das 9 às 14 horas. O objetivo é combater o Aedes aegypti - mosquito responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus.

A secretária interina de Saúde, Maria José Sanz Sogayar, vem acompanhando de perto  as ações nos bairros, que estão recebendo reforço de agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Por conta da extensão do bairro, que engloba as localidades Jardim Veleiros, Jardim Lido, Vila Clipper, Jardim Paulista e Parque Estoril, a ação também será realizada nos dias 13 e 14. O  Centro está em terceiro lugar no ranking dos bairros com maior incidência de casos de dengue.

“No Centro, durante o ano epidemiológico, que vai de 05 de junho de 2015 e segue até o próximo mês de julho, foram registrados 11 casos positivos”, comenta o coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sérgio de Jesus, ressaltando sobre a importância dos moradores colaborarem com as atividades, permitindo que os agentes entrem nas residências.

“A população deve fazer a sua parte. É importante que as pessoas recebam os agentes para que possam fiscalizar o maior número de locais no Município e evitar novos focos do mosquito”, comenta.

Rio da Praia

No último final de semana, a ação no Rio da Praia conseguiu vistoriar 1.620 residências, sendo que 941 estavam abertas e 679 fechadas. “Conseguimos vistoriar 58% dos imóveis visitados. Um número considerado bom, porém ainda temos a expectativa de aumentá-lo nessa nova operação, que será realizada no Centro”, comenta o coordenador.

Durante a ação, foram encontradas algumas larvas positivas e 384 recipientes, como tampinhas, copos e pneus. A meta da Secretaria de Saúde é vistoriar todas as residências do Município, de Boracéia a Caiubura, até o dia 31 de julho, um mês a mais do que preconiza o Ministério da Saúde. “As ações estão ocorrendo em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, do Ministério da Saúde, visando, sobretudo o Carnaval, quando a Cidade recebe um grande número de pessoas vindas de outras cidades”, comenta o coordenador.

Casos

Bertioga registrou no ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho  do ano passado e segue até o próximo mês de julho, 82 casos positivos, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.