Ação de combate à dengue visita mais de 1.400 imóveis no Indaiá

11 de março de 2016

Ação de combate à dengue visita mais de 1.400 imóveis no Indaiá

Os agentes de controle de endemias da Coordenadoria de Vetores e Dengue de Bertioga, em parceria com agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) visitaram, entre sábado (05) e domingo (06), 1.476 imóveis no Indaiá. A ação da Secretaria de Saúde, que continua neste fim de semana, no mesmo bairro, tem como meta vistoriar todas as residências do Município – de Caiubura a Boracéia, até 31 de julho.

Os mutirões, que acontecem das 9h às 13 horas e que visam combater o Aedes aegypti- mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus, vêm sendo realizados em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde.

Só no sábado (05), as equipes visitaram 1.184 imóveis, percorrendo o bairro entre a Rodovia Rio-Santos e a praia. Já no domingo, quando somente os agentes de endemias do Município realizaram a ação, foram 290 imóveis visitados. Em função da grande extensão do Indaiá – o segundo bairro com maior número de casos de dengue, o mutirão continua neste final de semana.

Do total de 1476 imóveis visitados, 48% estavam abertos e 52% fechados e não puderam ser trabalhados pelos agentes. Além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado, os agentes informam as pessoas sobre a doença e as formas de prevenção.

Desde que começaram as ações, no mês de janeiro, os mutirões já atenderam aos bairros Rio da Praia, Maitinga, Centro e a localidade conhecida como Ilha 4, no Indaiá, onde foram visitados 1170 imóveis. Desses, 700 residências estavam abertas e as demais fechadas.

No Rio da Praia, o primeiro no ranking em casos positivos de dengue, os agentes visitaram 1.621 residências e a maioria, ou seja, 941 estavam abertas. Já no Centro, foram duas ações. Na primeira, as equipes visitaram 431 imóveis e 294 estavam abertos; e na segunda, foram 759 visitas, com 519 imóveis abertos e 240 fechados.  O mutirão também atendeu o Maitinga e em uma segunda ação, o Rio da Praia. Entre os dois bairros foram visitados 1.182 imóveis. Os agentes conseguiram trabalhar 725 residências, já que as 457 restantes estavam fechadas.

Em Bertioga, só este ano (de janeiro até o momento) já foram registrados 26 casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho de 2015 e que segue até o próximo mês de julho, foram contabilizados 97 casos positivos. Não há nenhum registro de zika vírus e da febre chikungunya.

Serviço

Ao identificar um possível foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue pelo número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com.