Ações de educação ambiental atenderam mais de 16 mil pessoas em 2015

15 de março de 2016

Ações de educação ambiental atenderam mais de 16 mil pessoas em 2015

Ao longo de 2015, a Secretaria de Meio Ambiente (SM) de Bertioga realizou diversas atividades em prol da conscientização ambiental, difundindo práticas sustentáveis, visando contribuir para a preservação da natureza. Um balanço das ações da Seção de Educação Ambiental, divulgado pela Secretaria Municipal, aponta que, no ano passado, mais de 16.700 mil pessoas participaram das atividades desenvolvidas, direta ou indiretamente, sobretudo, no Barco Escola Arca do Saber e no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo.

Somente o Barco Escola realizou 1.930 atendimentos. Desses, 1.300 envolveram alunos do 5º ano de escolas municipais. Os 630 restantes foram escolas particulares da Baixada Santista e de São Paulo, ações intermunicipais, capacitação de diretores e professores de Bertioga, além do público em geral.

Na ‘Arca do Saber’ – uma chalana com capacidade para transportar 40 pessoas, navegando pelos rios, como o Itapanhaú, por exemplo, e Canal de Bertioga, as aulas a céu aberto abordam ecossistemas da região e a importância histórica do Município. No ano passado, a SM ampliou as atividades e criou mais uma ferramenta pedagógica lúdica para promover a integração e despertar o interesse dos participantes.

Trata-se do ‘Avental de Histórias’, no qual as crianças participam ativamente da montagem das espécies de árvores do manguezal (mangues vermelho, branco e preto), por meio de quebra cabeça em feltro, cujos pedacinhos são fixados no avental; além de teatralização de fatos históricos e culturais locais.

Recentemente, o Barco Escola Arca do Saber foi um dos temas do programa 'Como Será’, da TV Globo. A divulgação teve grande repercussão e incentivou grupos pagantes, de fora da região, a agendar passeios educativos, já que o objetivo do barco escola não é turístico. Os recursos arrecadados são revertidos para a manutenção das atividades na embarcação.  A taxa cobrada é de 250 UFIBs (Unidade Fiscal de Bertioga) – uma média de R$ 20,00 por pessoa.

Outra atividade de Educação Ambiental que merece destaque é o Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo. A unidade recebeu a visita de 872 alunos da rede municipal de ensino infantil, que estiveram participando da atividade ‘Conhecendo o Viveiro de Plantas e as Abelhas Nativas’.

Conforme explica a secretária de Meio Ambiente, Marisa Roitman, no local, são desenvolvidas várias atividades lúdicas para adaptar as informações em torno dos serviços ambientais prestados pelos agentes polinizadores (abelhas nativas) para renovação das florestas e a importância da cobertura florestal para o equilíbrio do meio ambiente e qualidade de vida.

“No ano passado, o Viveiro comemorou três anos com uma diversificada programação, que reuniu alunos da rede municipal, professores e a comunidade. Foi uma semana de atividades, com várias oficinas, entre elas a de cultivo de orquídeas, em parceria com o NOB (Núcleo Orquidófilo de Bertioga), de plantio de espécies rasteiras do jundu, de ervas medicinais, entre outras, que contaram com a presença de 500 participantes”, lembra a secretária.

A Seção de Educação Ambiental também desenvolve cursos de férias nos meses de janeiro e julho. No ano passado, os temas abordados foram ‘Costão Rochoso’, que aconteceu no Forte São João e no Cantão do Indaiá (Praia da Enseada), e ‘Jundu Contente, Praia Permanente, realizado no Viveiro de Plantas. Ambos envolveram u m total de 87 crianças da comunidade, com idades entre 08 e 13 anos.

A SM também participou das atividades da Operação Verão 2015 nas praias de Guaratuba e Itaguaré, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), em parceria com a Fundação Florestal (FF). Nos locais foram instalados dois stands, sendo um em Guaratuba, em local adjacente ao limite do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) e outro em Itaguaré, dentro dos limites da referida Unidade de Conservação (UC). O trabalho foi realizado nos finais de semana de janeiro e atingiu 10.800 pessoas direta e indiretamente.

Já os dois stands de Educação ambiental, que abrigavam o acervo didático da SM (animais da Mata Atlântica taxidermizados) receberam ao longo da operação cinco mil pessoas, abordadas diretamente, que participaram das intervenções e atividades propostas pelos monitores. A ação educativa teve o objetivo de minimizar os impactos negativos de visitação nas referidas praias.

Para agendar a participação nas atividades desenvolvidas pela Seção de Educação Ambiental os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3319-8084.