Agosto Lilás: Bertioga realiza ações para combater à violência contra mulher

6 de agosto de 2021

Agosto Lilás: Bertioga realiza ações para combater à violência contra mulher

Em alusão a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Bertioga realiza ações para informar a população e acolher as vítimas. A partir de segunda-feira (09) o telefone de plantão da GCM (Guarda Civil Municipal), 153, estará disponível também como um canal de apoio às mulheres que necessitam de ajuda. Para conscientizar a todos, durante este mês as luzes da Praça dos Emancipadores, no Centro, estarão acesas na cor lilás.

As atividades articuladas entre as secretarias de Segurança e Cidadania e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, coincidem com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), considerada legislação referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher, seja física, sexual, verbal, emocional, psicológica, moral, institucional, política e até financeira e patrimonial.

A secretária de Segurança e Cidadania, afirma que os agentes da GCM estão sendo treinados para acolher as mulheres que entrarem em contato através do 153. “Essa campanha para preparar os GCMs servirá de apoio não só às vítimas, mas também como um receptivo para encaminhá-las ao Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). É importante destacar que em casos de emergência as denúncias devem ser feitas ao 190”, esclarece.

O Creas, subordinado à secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, atende e acompanha pessoas com direitos violados, e dentre os serviços prestados, acolhe mulheres que passaram por algum tipo de violência. “Quando a unidade é procurada por estas vítimas, os assistentes sociais orientam e acompanham até a Delegacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência”, explica a secretária da pasta.

Como denunciar

Para denunciar um caso de violência contra mulher, qualquer pessoa pode ligar para o 180 (Disque Denúncia sobre Violência contra a Mulher), Disque 153 (Coibe – Centro de Operacional de Imagens de Bertigoa), ou o Disque 190, indicado para emergências policiais.