Albergue Municipal encaminha 57 moradores de rua para suas cidades de origem

29 de janeiro de 2015

Albergue Municipal encaminha 57 moradores de rua para suas cidades de origem

O Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que é subordinado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, vem intensificando, nesta alta temporada, o trabalho social junto às pessoas em situação de rua. Só no neste mês de janeiro, 57 pessoas já foram encaminhadas para a sua cidade de origem.

De acordo com levantamento realizado pelo local, cinco delas foram recambiadas com recursos próprios; as demais tiveram suas passagens custeadas pela secretaria. Conforme explica a chefe de Setor do Albergue, a assistente social Silvia Carrijo, o encaminhamento só é feito quando os técnicos conseguem contato com a família do acolhido e esta demonstra interesse em seu retorno.

“Fora isso, os técnicos procuram os equipamentos de assistência social do município de origem, solicitando o acolhimento em razão do interesse do assistido em retornar e ficar mais próximo de seus familiares”, explica a assistente social.

Segundo a chefe de Setor, a secretaria não pode recambiar essas pessoas sem a vontade delas. “Por isso, ao chegar à Casa de Passagem, uma equipe do local faz um relatório, onde o individuo apresenta seus dados e responde perguntas, como por exemplo, o motivo pelo qual está em situação de rua e se existe algum conflito familiar”.

Atendimentos
O período de hospedagem na Casa de Passagem é de três a cinco dias, dependendo da necessidade. Diariamente, a partir das 17 horas, o Albergue é aberto para acolhimento das pessoas que necessitam do pernoite. O local tem capacidade para 20 vagas, porém, atualmente estão disponíveis 13. No ato do atendimento é feito um cadastro onde é detectado o local de origem dessas pessoas e suas necessidades.

Doação
A população pode colaborar com a Casa de Passagem realizando a doação de roupas masculinas, como bermudas, calças, camisetas e roupas íntimas. As doações devem ser encaminhadas a para a unidade, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoríl).

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com plantonista todas as noites, feriados e finais de semana. Mais informações pelo telefone (13) 3319- 9100.