Albergue oferece reintegração social e dignidade para homens em situação de rua

29 de maio de 2015

Albergue oferece reintegração social e dignidade para homens em situação de rua

Oferecer acolhimento, orientação e um lugar digno para pernoitar são as principais missões dos técnicos do Albergue Municipal - Casa de Passagem Renascer. Todos os moradores de rua que, abordados, aceitarem ajuda dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, são encaminhados a Casa, onde recebem toda a atenção dos cuidadores sociais, que estão preparados para acolhê-los, fornecendo materiais de higiene pessoal, banho, roupas limpas e alimentação de qualidade.

As ações são desenvolvidas de acordo com a Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua, decretada pelo Governo Federal, em outubro de 2006, e que transformaram o espaço em um ponto de retomada das vidas de muitos que por ali passam.

A maioria dos usuários que procuram o Albergue possui histórico complicado. De acordo com os técnicos do local, os perfis mais comuns entre eles são de regressos do sistema prisional, dependentes de drogas e portadores de vários transtornos familiares.

Com capacidade para atender 20 pessoas em situação de rua, a Casa de Passagem Renascer, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, funciona 24 horas, de segunda a sexta-feira. Só este ano, passaram pelo Albergue, 462 homens e 50 mulheres - um total de 512 pessoas. O local não oferece pernoite a mulheres, porém elas acabam sendo atendidas durante o dia, onde são disponibilizados materiais para higiene, roupas limpas e alimento.

De acordo com a chefe de Setor da Casa de Passagem Renascer, Silvia Carrijo, a maioria dos usuários que chega ao local são encaminhados rapidamente para seus destinos, porém uma grande parte não consegue se restabelecer imediatamente. “Procuramos estabelecer um vinculo de confiança com eles. Durante o atendimento, procuramos saber da história de vida de cada um, sendo possível identificar sua origem e os problemas que os levaram às ruas”, explica.
Silvia lembra que se o individuo apresentar interesse em voltar para sua cidade de origem, o técnico, de posse dos dados, faz contato com a família e o encaminha, disponibilizando veículos da própria secretaria ou passagem de ônibus, acertando para que a família o receba.

Na maioria dos casos, a pessoa não tem documento, o que dificulta o trabalho. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, lembra que a assistente social liga para um órgão responsável da cidade de origem e faz o trabalho de identificação. “O período de hospedagem na Casa de Passagem é de três a cinco dias, dependendo da necessidade”, afirma.

A secretária também ressalta a importância da capacitação profissional e lembra que alguns dos usuários foram inseridos em cursos oferecidos pela secretaria como o de soldador, assistente administrativo e operador de caixa.

Atendimento
O atendimento do local é realizado por dois monitores diurnos e três noturnos; um auxiliar administrativo, dois enfermeiros, três cozinheiros, um auxiliar de limpeza, um psicólogo e um assistente social.

Entre os serviços oferecidos pela Casa de Passagem está à higienização, alimentação, encaminhamento para as redes de serviços, orientação para o mercado de trabalho, oficinas de capacitação e busca da cidade de origem e familiares dos indivíduos.

Ao chegar a Casa, o individuo recebe um kit com sabonete, pasta de dente, um aparelho descartável para barbear, desodorante, toalha e roupas limpas. Existem duas alas com dormitórios, sendo uma para pessoas que necessitam de acompanhamento médico e outra para aquelas que são abordadas na rua e encaminhadas voluntariamente para o equipamento.

Para manter a Casa, a Secretaria dispõe de parceria com a Secretaria de Saúde, que oferece serviços como os da Vigilância Epidemiológica, com testes de Hepatite B, C e exames de BK (escarro).

Doação
A população pode colaborar realizando a doação de roupas masculinas, como bermudas, calças, camisetas e roupas intimas. As doações devem ser encaminhadas ao Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoríl). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com plantonista todas as noites, feriados e finais de semana. Mais informações pelo telefone (13) 3319- 9100.