Albergue recebe roda de conversa sobre suicídio e uso de álcool e drogas

26 de setembro de 2018

Albergue recebe roda de conversa sobre suicídio e uso de álcool e drogas

A Secretaria de Saúde de Bertioga está com ações de conscientização contra o suicídio. A programação do “Setembro Amarelo” teve na manhã desta quarta-feira (26) uma roda de conversa sobre o tema no Albergue Municipal Casa de Passagem Renascer, voltada às pessoas em situação de rua que passam pelo local. A mesma ação acontece no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) na sexta-feira (28), às 10 horas, aberta ao público em geral.


Os locais para a roda de conversa foram escolhidos por receberem muitos pacientes e pessoas em situação de vulnerabilidade. É importante procurar ajuda no CAPS ou chamar o SAMU pelo 192 quando houver alguma tentativa de suicídio.


SETEMBRO AMARELO


O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo de alertar a população a respeito da realidade do fato no Brasil e no mundo e suas formas de cuidado.
A ação é uma preocupação da Secretaria com o crescente número de pessoas que cometem suicídio. Segundo estimativas oficiais, são 32 casos registrados por dia no Brasil, taxa maior que doenças como a AIDS e alguns tipos de câncer. Nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos, se essas pessoas procurarem e tiverem apoio.