Aldeia Rio Silveira vai ganhar um Receptivo Indígena

27 de novembro de 2015

Aldeia Rio Silveira vai ganhar um Receptivo Indígena

Valorizar a cultura indígena e dar ferramentas para que o povo Guarani, da Aldeia Rio Silveira, em Boracéia, possa expor seus artesanatos em um local com infraestrutura adequada e de fácil acesso aos visitantes. Esta é a intenção da Prefeitura de Bertioga, que por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura pretende construir um Receptivo Indígena, no local, visando também fomentar o turismo na Cidade.

O novo espaço será projetado com bambu em uma área localizada na própria aldeia. O edital para a contratação da empresa responsável pela construção foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), nº 692, no último sábado (21).

Segundo o documento, a estrutura em bambu deve medir de 15 a 18 cm de diâmetro, com cobertura de piaçava, claraboia, fechamento das tesouras frontal e fundo com bambu fino, sobre base de concreto em alvenaria. A empresa deverá fornecer garantia de cinco anos do equipamento. O prazo de construção é de 45 dias.

Hoje a comunidade indígena utiliza as margens da Rodovia Rio-Santos, como ponto de venda de artesanatos. Com a criação do receptivo, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura espera que os Guarani tenham um local adequado para expor seus trabalhos com mais qualidade.

“A novidade vai beneficiar não só ao povo indígena, mas também os visitantes, que disponibilizarão de uma infraestrutura melhor de recepção, dentro da aldeia. Os artesanatos também ficarão mais bem organizados e de fácil acesso aos visitantes”, diz o secretário de Turismo.

Aldeia Indígena

A Aldeia Rio Silveira está localizada entre na divisa de Bertioga e São Sebastião. Abriga cerca de 400 índios da etnia Guarani, que ainda cultiva a história e a cultura indígena. As famílias sobrevivem do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanato e plantas ornamentais na Rodovia Rio-Santos.

Na comunidade há também atendimento na área de Educação e Saúde, que conta com uma escola para as crianças índias. Além disso, a Aldeia é a primeira do País a contar com uma escola municipal e estadual.