Aluno de ballet recebe bolsa para qualificação

20 de novembro de 2015

Aluno de ballet recebe bolsa para qualificação

O projeto ‘Educando para a Cidadania’, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, está revelando grandes talentos em diversas artes, como música, pintura e ballet.

É o caso do dançarino de ballet clássico, Guilherme Paes, de 25 anos, que é autônomo e iniciou as aulas no projeto aos 19 anos, com a professora Andrea de Oliveira. Ele conta que sempre gostou de dançar, mas nunca teve oportunidade. “Quando vi que poderia fazer aulas de ballet de graça, aproveitei e me inscrevi”, conta Guilherme que é nascido em Bertioga.

Outra oportunidade que bateu à porta de Guilherme aconteceu há cerca de duas semanas, durante a apresentação do espetáculo ‘Íntimo’ da Cia. Pavilhão D, realizada na Cidade como parte do programa Circuito Cultural Paulista, do Governo do Estado.

A professora Andrea conta que no dia do espetáculo em Bertioga o grupo de dança de São Paulo foi muito receptivo e o coreógrafo Ricardo Scheir aceitou fazer um ensaio com alguns de seus alunos do último período, entre eles, Guilherme. Além de se encantar com o desempenho do bailarino, a história de Guilherme também chamou a atenção do coreógrafo. “Ele iniciou na dança tarde, em uma Cidade pequena, que não tem histórico da cultura da dança”, comentou Andrea.

Como prêmio pela dedicação, Guilherme ganhou uma bolsa de estudos para realizar o curso de férias da Cia Pavilhão D, que vai acontecer de 11 a 23 de janeiro. Segundo Andrea, é uma oportunidade do bailarino aprender. “E quem sabe até ser contratado por alguma companhia de dança”, explica a professora, lembrando que alguns “olheiros” sempre estão nessas apresentações em busca de novos talentos.

Guilherme está muito empolgado. “Quero aprender muito e mostrar todo meu potencial”, comenta o bailarino. Ele ainda diz que, mesmo sendo negro e atuar em uma área cuja atuação é predominantemente de brancos, nunca sofreu preconceito. “Eu sempre me impus, sempre soube o que queria e foi mais fácil”.

A professora fala com orgulho: “a força de vontade foi fundamental. Ele tinha talento, mas não tinha técnica e hoje já avançou muito. Mas ele tinha o mais importante: brilho nos olhos”.

Atualmente a escola de ballet do projeto ‘Educando para a Cidadania’ conta com 216 alunos de todas as idades. Os interessados em se inscrever podem procurar a Casa da Cultura, que fica na Avenida Thomé de Souza, 130, no Centro. O telefone é 3319-9150. Vale ressaltar que as aulas encerram no próximo dia 02 e serão retomadas somente em janeiro.

Nos próximos dias 01 e 02 os alunos vão apresentar aula-show de fim de ano. Serão dois dias de apresentações, das 9h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, na Casa da Cultura. Embora a aula-show seja aberta, o espaço será restrito. A professora Andrea de Oliveira adianta que já prepara uma grande apresentação para o ano que vem, durante os festejos de aniversário da Cidade.