Alunos aprovam aulas preparatórias das Olimpíadas da Defesa Civil

15 de setembro de 2015

Alunos aprovam aulas preparatórias das Olimpíadas da Defesa Civil

“A aula está bastante interessante. Um assunto bem legal. Tenho certeza que o que estamos aprendendo hoje vai nos auxiliar em muitas coisas. Estou adorando”, a declaração é da jovem Lorena Menom, 11 anos, aluna do 7º ano da Escola Estadual Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, uma das unidades que está participando da preparatória para a Olimpíada do Conhecimento, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que acontece em outubro.

Durante à tarde da última quarta-feira (16), os alunos receberam aulas teorias e práticas, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre itens de segurança e prevenção em casos de acidentes naturais. De acordo com o diretor da Defesa Civil, a iniciativa tem a intenção de auxiliar os alunos, para que cada estudante saiba como agir em situações emergenciais e até mesmo, salvar vidas.

Maysa Caroline Machado, 13 anos, também adorou a ideia de conhecer sobre o trabalho da Defesa Civil. “Vamos estudar bastante para conseguirmos boas pontuações. As aulas estão ótimas. Estou gostando bastante”, disse.

Quem também aprovou as aulas foi o jovem Davi Lima, 13 anos, que adorou aprender sobre como dar nó. “A aula foi bastante produtiva. Gostei mais de fazer nó. É um trabalho bastante sério e que merece nosso respeito. Estou gostando bastante”, disse.

Para o professor, Cristian Gabriel, que ministra aulas de matemática, as aulas estão sendo bastante proveitosas. “É importante para o convívio social dos alunos. Tudo o que eles estão aprendendo, com certeza só vem a acrescentar para a vida deles. Além disso, a o estimulo da competição é uma forma saudável de aprender e também tem muito haver com matemática”, salientou.

Olimpíadas
Também fizeram adesão ao programa, a escolas estadual Professor Archimedes Bava (Indaiá) e a Praia de Boracéia. No próximo dia 22, será a vez da Escola Vicente de Carvalho; 23, Armando Belegarde; 24, Willian Aureli; 25 Vista Linda e 29, Maria Celeste Pereira.

Durante as aulas, os agentes da Defesa Civil de Bertioga estão apresentando conhecimentos teóricos e práticos como primeiros socorros, prevenção de acidentes, e orientações sobre como agir em caso de acidentes naturais (alagamentos, enchentes, deslizamentos, vendaval e incêndio).

“São seis horas de aulas em cada escola e os alunos da turma indicada deverão ser os multiplicadores do conhecimento com as demais turmas, elaborando cartazes e criando outros meios de comunicação para toda a escola”, avisa o diretor da Defesa Civil.

Após as aulas teóricas e práticas, cada turma deverá produzir um vídeo de até cinco minutos com os conhecimentos adquiridos. A produção será livre, entretanto, passará por avaliação de uma equipe técnica da Defesa Civil. Caso o material esteja correto, será publicado na página da Defesa Civil no Facebook e, a partir daí, as equipes das escolas deverão iniciar a divulgação entre seus familiares e amigos para que curtam o vídeo. A quantidade de curtidas vai garantir uma pontuação para cada grupo.

Após a fase preparatória, os estudantes vão participar da Olimpíada Municipal da Defesa Civil, no dia 11 de outubro, no Ginásio Municipal Alberto Alves. Serão 13 tarefas práticas que deverão ser cumpridas pelas 13 turmas, que receberão pontuações e classificação. Haverá premiação com medalhas e troféus. O trabalho da Defesa Civil conta com apoio do Clube dos Desbravadores Gofer de Bertioga, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A turma que conquistar a melhor pontuação irá participar da Olimpíada do Conhecimento, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que vai acontecer dia 14 de outubro (Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais), em Praia Grande. O evento vai envolver escolas dos nove municípios da Baixada Santista.