Alunos da Aldeia Guarani realizam apresentação do Projeto Guri

21 de agosto de 2015

Alunos da Aldeia Guarani realizam apresentação do Projeto Guri

Os alunos da Aldeia Indígena Guarani Rio Silveira, em Bertioga, que fazem parte do Projeto Guri, farão uma apresentação na quarta-feira (26), às 11 horas, na Escola Municipal Indígena (EMIG) Nhembo ‘e’ a Porã, localizada na Aldeia.

A iniciativa é da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que desenvolve o Projeto Guri. O objetivo é mostrar um pouco mais da cultura indígena para o corpo docente da Prefeitura, atendendo a diretriz curricular da rede municipal de ensino que determina a aplicação de aulas da cultura indígena.

O Projeto Guri foi criado pelo Governo do Estado em 1995 e oferece cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Em Bertioga, é desenvolvido junto aos alunos da EMIG Nhembo ‘e’ a Porã e da Escola Estadual Indígena Txeru Bá è Kuá.

A visita à Aldeia e a apresentação vão dar subsídios para os professores que terão como tema para a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) - que em Bertioga acontece também em ambiente virtual - a cultura indígena. A Secretaria de Educação está elaborando um vídeo sobre o tema, que será disponibilizado na plataforma do HTP e, posteriormente trabalhado em sala de aula.

Decreto

O Decreto 1665/11, de autoria do prefeito de Bertioga, oficializa as aulas de cultura indígena na rede municipal de ensino, levando em consideração as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.