Alunos da rede municipal de Bertioga visitam nova exposição do Forte São João

11 de março de 2022

Alunos da rede municipal de Bertioga visitam nova exposição do Forte São João

A fim de incentivar a cultura e aproximar as crianças da história de Bertioga, a Prefeitura está proporcionando visitas ao Forte São João para os alunos do 4º ano de toda a rede municipal de ensino. A ação é uma parceria entre as secretarias de Educação e Turismo e Cultura.

As visitas iniciaram na terça-feira (8) e seguem até o dia 8 do próximo mês. Aproximadamente 1140 crianças passarão pela fortaleza para conhecer e aproveitar a nova exposição.

O acervo apresenta a história do Brasil, do Forte e também do Município através de diversos pontos de vista, aproximando os bens culturais tombados às comunidades locais contemporâneas, preservando e rememorando os registros históricos brasileiros.

O espaço conta com artefatos de diferentes povos indígenas locais, além de quatro máquinas cenográficas interativas divididas por temas: personagens históricos da fortaleza, recortes e textos antigos da cidade, uma máquina-jogo de pescaria – que aborda a cultura caiçara – e máquina-jogo batalha naval – que aborda técnicas de pirobalística dos canhões das fortalezas.

A atração é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Bertioga e o Sesc, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Forte São João de Bertioga – Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro.