
12 de setembro de 2018
Alunos do Projeto Karate Shorin Ryu trocam de faixa
Nesta terça-feira (11), 15 alunos do Projeto Karate Shorin Ryu participaram de cerimônia de troca de faixa, em evento realizado na Vila do Bem, no Bairro Chácaras. A entrega é resultado do exame de faixas realizado na última quinta-feira (06) e seguiu as normas da FPK (Federação Paulista de Karatê).
As faixas indicam o tempo de prática e a graduação dos atletas. Desta vez, as trocas foram das faixas brancas até as roxas, ou seja, do 7º ao 2º grau.
Segundo o sensei Oswaldo Naves, a mudança de faixa muda radicalmente a vida dos caratecas. “Tenho alunos que tinham problemas com temperamento e convivência social, e a troca de faixa é um impulso para mudar a vida deles. A principal mudança é na área cultural, porque além do karatê, eles aprendem a língua e a cultura japonesa, que exige muito respeito”, conta.
“Aprendemos a nos defender, ter disciplina e respeitar as hierarquias. Sinto que fiquei mais organizado”, afirmou o aluno Ney Wagner Dias da Silva, que trocou a faixa amarela pela laranja.
Confira os nomes dos alunos que receberam a graduação:
Faixa branca para vermelha: Bruno Silva, Sophia Barros de Carvalho, Brenda Gomes, Kauã Santana e Mariana do Rosário Moreira;
Faixa vermelha para amarela: Pedro Lichtenthaler e Luiz Felipe de Souza;
Faixa amarela para laranja: Ney Wagner Dias, Vania de Paula Dias e Lucas de Moraes Lourenço;
Faixa laranja para azul: Catielle dos Santos;
Faixa azul para verde: Jonathan de Barros Batista;
Faixa verde para roxa: Guilherme Agostinlli, Wilson dos Santos e Sergio Leal Pinheiro.