Alunos do Projeto Karate Shorin Ryu trocam de faixa

12 de setembro de 2018

Alunos do Projeto Karate Shorin Ryu trocam de faixa

Nesta terça-feira (11), 15 alunos do Projeto Karate Shorin Ryu participaram de cerimônia de troca de faixa, em evento realizado na Vila do Bem, no Bairro Chácaras. A entrega é resultado do exame de faixas realizado na última quinta-feira (06) e seguiu as normas da FPK (Federação Paulista de Karatê).

As faixas indicam o tempo de prática e a graduação dos atletas. Desta vez, as trocas foram das faixas brancas até as roxas, ou seja, do 7º ao 2º grau.

Segundo o sensei Oswaldo Naves, a mudança de faixa muda radicalmente a vida dos caratecas. “Tenho alunos que tinham problemas com temperamento e convivência social, e a troca de faixa é um impulso para mudar a vida deles. A principal mudança é na área cultural, porque além do karatê, eles aprendem a língua e a cultura japonesa, que exige muito respeito”, conta.

“Aprendemos a nos defender, ter disciplina e respeitar as hierarquias. Sinto que fiquei mais organizado”, afirmou o aluno Ney Wagner Dias da Silva, que trocou a faixa amarela pela laranja.

Confira os nomes dos alunos que receberam a graduação:

Faixa branca para vermelha: Bruno Silva, Sophia Barros de Carvalho, Brenda Gomes, Kauã Santana e Mariana do Rosário Moreira;

Faixa vermelha para amarela: Pedro Lichtenthaler e Luiz Felipe de Souza;

Faixa amarela para laranja: Ney Wagner Dias, Vania de Paula Dias e Lucas de Moraes Lourenço;

Faixa laranja para azul: Catielle dos Santos;

Faixa azul para verde: Jonathan de Barros Batista;

Faixa verde para roxa: Guilherme Agostinlli, Wilson dos Santos e Sergio Leal Pinheiro.