Apesar do aumento da frota de veículos de Bertioga, acidentes têm queda

2 de setembro de 2014

Apesar do aumento da frota de veículos de Bertioga, acidentes têm queda

Bertioga conta com uma frota de 18.716 veículos, de acordo com levantamento realizado até dezembro de 2013, pela Secretaria de Segurança e Cidadania, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte. Esse número representa um aumento de 11% em relação ao ano de 2012, quando 16.784 veículos circulavam pela Cidade. Além disso, a estimativa é de que, aproximadamente 15% dos veículos licenciados em outras cidades são de moradores de Bertioga.

De 2008 a 2013, o aumento da frota foi de cerca de 90%, passando de 10 mil veículos para 19 mil. Ao contrário do aumento de veículos, o número de acidentes de trânsito vem diminuindo consideravelmente. Em 2008 foram registrados 127 ocorrências, entre acidentes de trânsito com vítima e atropelamentos. Em 2013 houve uma redução em torno de 35%, quando foram registradas 82 ocorrências.

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Bertioga, essa queda deve-se principalmente às campanhas de trânsito realizadas nesse período e às obras de infraestrutura viária que ordenam melhor a circulação de veículos, ciclistas e pedestres.

A Diretoria de Trânsito e Transporte também realizou um comparativo entre a frota de veículos e o número de acidentes. Em 2008, a proporção entre o número de veículos e de acidentes era de 1,21%; em 2009, 0,67%; em 2010, 0,54%; em 2011, 0,53%; em 2012, 0,78%; e em 2013, 0,41%.

Esses dados são obtidos com base em informações das polícias Civil e Militar. Vale ressaltar que os acidentes ocorridos nas estradas, como a Rodovia Rio-Santos e Mogi-Bertioga não fazem parte do estudo uma vez que essas vias são de responsabilidade do Estado.

Campanhas

Todos os anos são realizadas campanhas para conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas sobre a segurança no trânsito. Entre elas está a campanha ‘Trânsito + Gentil’, que propõe uma mudança de atitude dos motoristas, proporcionando maior segurança no trânsito.

A Diretoria de Trânsito coordena, ainda, as campanhas de conscientização para ciclistas, visando à correta circulação pelas vias, e para os motoristas, sobre a importância do uso do cinto de segurança. Para pedestres e também motoristas é realizada a campanha ‘Travessia Segura’, para utilização da faixa de pedestres. Para os motociclistas, a Diretoria desenvolve a campanha ‘Motociclista Consciente’, de iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sobre a importância de atitudes preventivas no trânsito.

Para o diretor, é fundamental o trabalho de educação no trânsito. “As campanhas funcionam como disseminadoras de informações e vão criando um padrão de pensamento entre as pessoas. Um exemplo disso é a Travessia Segura. Hoje vemos os pedestres utilizando mais as faixas e o motorista respeitando a travessia”.

Sinalização

A secretaria de Segurança, em parceria com a Secretaria de Obras, por meio da Diretoria de Trânsito iniciará nos próximos dias a sinalização viária, com a pintura de solo da Avenida Anchieta, no trecho recém-pavimentado, em toda sua extensão, do bairro Albatroz ao bairro Indaiá. O objetivo é recuperar a segurança viária dos usuários do sistema. Essa sinalização inclui a ciclovia.

IPVA

A consequência do aumento da frota de veículos licenciados em Bertioga é o aumento da arrecadação anual do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O imposto é estadual e 50% do valor arrecadado são destinados ao município onde o veículo foi licenciado.

Segundo levantamento da Diretoria de Trânsito, em 2008, o repasse do Governo do Estado foi de R$ 1,8 milhão; em 2012, esse repasse foi de R$ 3 milhões; e em 2013, R$ 4,1 milhão. Até julho deste ano, o repasse foi de R$ 3,8 milhões.

Não existe uma destinação específica para a aplicação da verba proveniente do IPVA. O que define a destinação do dinheiro são as prioridades que o Estado e as prefeituras estabelecem de forma particular. Dentre as possibilidades de utilização da verba estão reparos de estradas e viadutos, pagamento da alimentação de presos, construção de escolas e compra de remédios. O dinheiro não é completamente direcionado para a manutenção das vias públicas, como é de praxe considerar.

A Diretoria de Trânsito e Transporte atende pelo telefone 3319-9200 e em período experimental pelo número 156.