Após recesso, aulas recomeçam na rede municipal nesta segunda-feira (14)

11 de julho de 2014

Após recesso, aulas recomeçam na rede municipal nesta segunda-feira (14)

Os mais de sete mil alunos matriculados nas escolas da rede municipal, de 26 unidades de ensino, entre Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims), Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) retornam às aulas nesta segunda-feira (14), após 10 dias de recesso escolar, que teve início no dia 30 de junho. O recesso encerrou nesta sexta-feira (11).

Uma das novidades, para o segundo semestre, é a adoção de um novo critério para a manutenção predial de equipamentos municipais, com o objetivo de agilizar os procedimentos para realização de serviços de manutenção corretiva e preventiva, melhorando a qualidade dos prédios e instalações, e proporcionando maior bem estar para as pessoas que utilizam esses equipamentos públicos.

Por meio das secretarias de Administração e Finanças e de Educação, a Prefeitura está contratando empresa para terceirizar o serviço de manutenção predial. O contrato garante a disponibilização de sete equipes, compostas por profissionais, como pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Ainda está estabelecido no contrato que a empresa deverá disponibilizar veículos, carretas, além de equipamentos e ferramentas para realização do trabalho.

O material a ser utilizado será providenciado pela municipalidade. A Secretaria de Educação contará com três equipes de manutenção, constituída cada uma delas por nove profissionais e todas coordenadas por um engenheiro. A medida foi estabelecida pela Prefeitura devido à grande demanda por serviços de manutenção nas escolas. Como se trata somente de serviços de manutenção, as atividades não serão prejudicadas.

Outra novidade para o próximo semestre é o Programa de Integração Família Escola (PIFE) instituído no Município em março deste ano, quando foi aprovada na Câmara de Vereadores lei nesse sentido, de autoria do Executivo Municipal. O PIFE consiste na visita dos professores à casa dos alunos, estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência, e melhorando a qualidade do ensino.

Podem participar do programa, professores do ensino fundamental que cumprem jornada de 40 horas semanais e, em razão dessa jornada, já são remunerados por 10 horas semanais de trabalho pedagógico, e professores readaptados que estejam à disposição da Secretaria de Educação. A adesão é espontânea e os professores interessados receberão qualificação para o desenvolvimento do programa.

O segundo passo será a adesão das famílias. Nos encontros, pais e professor irão conversar sobre o desenvolvimento do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona com os pais e irmãos, como e onde estuda e o que mais gosta de fazer. Na volta à escola, o professor discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o conhecimento que adquiriu na visita à família com o aluno em sala de aula e as possíveis adequações pedagógicas. As visitas começam no próximo semestre.