Apostilas garantem melhor planejamento em toda rede de ensino

27 de março de 2015

Apostilas garantem melhor planejamento em toda rede de ensino

Todos os alunos da rede pública de ensino já receberam as apostilas Opet. O material didático foi entregue durante a última semana para os mais de sete mil alunos, da primeira infância ao 5º ano. Os exemplares dos professores também foram entregues, bem como todo o material de apoio para o desenvolvimento das tarefas em sala de aula.

Desde 2010, Bertioga adotou o sistema apostilado para garantir um planejamento único em toda a rede. Além disso, em caso de transferência de escola, o conteúdo do aluno não fica prejudicado. O Sistema Opet é elaborado de forma a estimular o raciocínio nas crianças e todo material do professor conta com fundamentação teórica, como apoio para o desenvolvimento das aulas. Os professores também recebem um calendário que ensina valores, como a importância da paz, a preservação da água e do meio ambiente, entre outros, que podem ser trabalhados a cada mês.

Todos os alunos do quarto ano ainda recebem um caderno especial com informações específicas sobre Bertioga, como sua história, bacia hidrográfica, tipo de vegetação, além de informações importantes como equipamentos públicos de apoio ao cidadão.

Para os alunos dos Neims, é distribuído material pedagógico, que consiste em uma espécie de diário, com um olhar renovado para a educação na primeira infância, voltado a crianças de zero a três anos, que possibilita ao professor e aos pais acompanhar a vida da criança na creche, desde seu primeiro dia.

“Todo o material é de excelente qualidade e torna o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, tanto para o professor, quanto para o aluno. Estimula a leitura e a escrita, de maneira lúdica”, comentou a diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Lúcia Helena Carvalho Gonzalez, que é psicóloga e pedagoga e atua no magistério há mais de 35 anos.

Nesta quarta-feira (25), o prefeito de Bertioga esteve na Emeif José Ermírio de Moraes, no Indaiá, para realizar a entrega simbólica das apostilas. Ele esteve acompanhado pelo secretário de Educação, além dos vereadores Antônio Rodrigues Filho e Márcia Lia. “O material é de excelente qualidade, visualmente e também da parte didática. A cada ano podemos confirmar que foi uma decisão acertada em adotar o sistema apostilado”.

A diretora da unidade, Isabel Prieto dos Santos, também elogiou a qualidade do material. “Quando a Prefeitura tomou a decisão de adotar o sistema apostilado da Opet, eu fazia parte do Conselho de Educação e já conhecia a qualidade. Achei muito bom e hoje todos podem constatar”.

Para o secretário de Educação o sistema de ensino apostilado propõe uma educação voltada à cidadania, respeitando o talento dos professores e a capacidade dos alunos, além de estar sempre atento à qualidade. “Está comprovado que esse sistema traz ótimos resultados, sobretudo porque tem a proposta de dar uma direção ao ensino municipal”.

Ele ainda fez questão de frisar que, mesmo havendo a necessidade de realizar nova licitação, uma vez que o contrato já havia terminado, todo o processo foi feito em tempo para que as crianças recebessem as apostilas no início do ano letivo. “Já na segunda semana de aula, os alunos receberam o material”.

Campanha
Durante a entrega das apostilas, a Secretaria de Educação reforçou a Campanha ‘Minha Escola eu Cuido’, lançada no ano passado, que visa conscientizar o aluno para o zelo com a coisa pública, começando pela escola onde estuda.