Atividades religiosas presenciais voltam a ser permitidas em Bertioga

21 de abril de 2021

Atividades religiosas presenciais voltam a ser permitidas em Bertioga

Após o anúncio da fase de transição pelo Governo do Estado de São Paulo, as atividades religiosas presenciais voltaram a ser permitidas em Bertioga, A medida entrou em vigor no domingo (18), com restrições.

Até o dia 30 de abril, cultos, missas, pregações, casamentos, batizados ou outras celebrações de qualquer natureza estão liberados, bem como o funcionamento administrativo e assistencial, sendo necessário o controle de acesso aos locais, aferição de temperatura e respeito à taxa máxima de ocupação de 30%.

O funcionamento será permitido até às 20 horas. A duração das reuniões deverá ter, no máximo, 1h30, seguindo todas as medidas sanitárias impostas pela Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento obrigatório de 1,5 m.

É recomendado que os horários das atividades sejam ampliadas para evitar aglomeração. Além disso, flexibilizar horários diferenciados para determinados grupos de pessoas. Preferencialmente, ser mantida a transmissão online, estimulando as pessoas a ficarem em casa.

Está permitida a realização de casamentos e batizados, limitado a um número restrito de pessoas durante a celebração, com a taxa de ocupação de 30%. A comunhão e a santa ceia deverão ser entregues diretamente nas mãos dos fiéis, por pessoa que esteja usando luvas ou com as mãos devidamente higienizadas.

Nas celebrações deverão ser evitados apertos de mãos, abraços e orações de mãos dadas. É necessário que o local seja completamente higienizado, antes e após cada celebração, inclusive os equipamentos utilizados. O local deve ser mantido totalmente arejado, com janelas e portas abertas, evitando a utilização do ar-condicionado.

Não será permitido o ingresso de crianças menores de doze anos de idade. O responsável pela celebração deverá orientar os fiéis pertencentes aos grupos de risco que permaneçam em casa. Os encontros de catequese, grupos para ensaios e outras atividades em geral, que requeiram aglomeração de pessoas, permanecem suspensas.

Os bebedouros, independente do modelo, devem permanecer lacrados, sendo recomendado que cada pessoa possua recipiente de uso pessoal para água. O decreto completo pode ser conferido no site da Prefeitura: http://www.bertioga.sp.gov.br/coronavirus/decretos/