Atrações Culturais

2 de julho de 2014

Atrações Culturais

Música é Cultura - O Sesc e a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Cultura estão retomando a programação do projeto Música é Cultura, a partir do próximo dia 12, que estava suspenso, em de junho, em função das férias coletivas do Sesc. Semanalmente, nas noites de sábado, uma programação de música instrumental acontece na Casa de Cultura. Neste mês de julho, o projeto apresenta uma programação que retrata a cultura musical desta região, com destaque ao uso da rabeca e da viola. A programação será reaberta com o Trio de Rabeca. O grupo, formado pelos rabequeiros Filipo Ribeiro, Murilo Silva, Rafa da Rabeca e a multi-instrumentista Rosinha Caldas, desenvolve ritmos e melodias tradicionais do Brasil ligadas a esse instrumento: a rabeca, que é de origem árabe, modificado na idade média pelos europeus e trazida ao Brasil, onde foi incorporada por povos indígenas e populares no desenvolvimento das culturas e folguedos brasileiros, nesses cinco séculos, fazendo parcerias. A entrada é livre. A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro).

Teatrada – O projeto Teatrada, desenvolvido pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura de Bertioga, semanalmente, aos domingos, às 11 horas, na Casa da Cultura, será retomado a partir do próximo dia 13. O projeto estava suspenso, em de junho, em função das férias coletivas do Sesc Bertioga. A programação será reaberta com o espetáculo ‘Fadas’, da Cia Ópera na Mala. A montagem mostra que as fadas existem e que elas vêm para contar histórias. Ondini, Melusina, Devas da Montanha e a Fada Enfadada, entre outros contos de fada são as histórias escolhidas para essa brincadeiras de fazer sonhar as crianças. Cris Miguel conta suas histórias por meio de um teatro musical, com bonecos de papel e de tecidos, e de sombras. A música ao vivo é executada com instrumentos diferentes: harpa celta, kântele e acordeon. A entrada é livre.

Espaço Arte Nossa - A exposição faz parte do Projeto Arte Nossa, que acontece diariamente na Casa da Cultura, com venda de artesanato local. O público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 21 horas.

Forte São João – A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo, das 09 às 17 horas. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. O Forte São João fica no entorno do Parque dos Tupiniquins, na Avenida Vicente de Carvalho, entre a Praia da Enseada e o Canal de Bertioga (Centro).

Projeto Harmonia – Domingo tem Projeto Harmonia, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), quando é realizada a dança de salão, sempre sob a animação de um músico, das 19 horas às 22h30. O projeto, de iniciativa do Cineclube Buriquioca, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização.