Atrações Culturais

29 de julho de 2014

Atrações Culturais

Forte São João – A fortaleza mais antiga do Brasil fica aberta à visitação pública de segunda-feira a domingo, das 09 às 17 horas. As visitas são monitoradas e a entrada é franca. O Forte São João fica no entorno do Parque dos Tupiniquins, na Avenida Vicente de Carvalho, entre a Praia da Enseada e o Canal de Bertioga (Centro).


Música é Cultura – O projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Prefeitura do Município, aos sábados, às 20 horas na Casa da Cultura, abre o mês de agosto com o grupo Flautarias, formado por músicos da Baixada Santista que tocam  nos grupos de mais destaque na região do gênero sinfônico, como a Orquestra Sinfônica de Santos e a Banda Sinfônica de Cubatão. O Flautarias difunde a música instrumental, executando obras de compositores brasileiros e internacionais. A entrada é franca. A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro).

Teatrada – Semanalmente, aos domingos, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de Bertioga, apresenta um espetáculo infantil de forma a aproximar a criança do universo mágico do teatro. No mês de agosto, o Teatrada apresenta espetáculos da Cia Morpheus e da Cia tempo de Brincar, trazendo histórias que utilizam técnicas de teatro de sombras, manipulação de bonecos e música ao vivo. Neste domingo (03), a Cia tempo de Brincar apresenta o espetáculo ‘Canções e Brinquedos Roceiros’. Desafio de cururu, moda de viola, cantigas de roda, entre outras canções e brinquedos como teatro de mamulengos e bonecos convidam o público a vivenciar e despertar nossa memória coletiva e pessoal, lembrando-se dos conhecimentos e costumes ancestrais que se relacionam com o nosso modo de vida atual. A entrada é livre.

Festa da Tainha – Termina neste domingo (03), a Festa da Tainha de Bertioga. O convite custa R$ 76,00 e dá direito a uma tainha assada na brasa (inteira ou espalmada), que pesa, em média, 1,5 kg. Os acompanhamentos como arroz, farofa, pão e vinagrete são disponibilizados por meio do sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade. As bebidas são vendidas à parte. A festa acontece sexta-feira, com jantar, a partir das 20 horas; sábado, almoço e jantar, a partir das 12 horas, e domingo, somente almoço. A Praça de Eventos está localizada na Avenida Thomé de Souza, ao lado do Parque dos Tupiniquins e Forte São João – Praia da Enseada (Centro).

Espaço Arte Nossa - A exposição faz parte do Projeto Arte Nossa, que acontece diariamente na Casa da Cultura, com venda de artesanato local. O público pode visitar o espaço, que fica próximo à Praça de Eventos, onde acontece a Festa da Tainha, de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 21 horas.

Projeto Harmonia – Domingo tem Projeto Harmonia, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), quando é realizada a dança de salão, sempre sob a animação de um músico, das 19 horas às 22h30. O projeto, de iniciativa do Cineclube Buriquioca, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, que cede o espaço para a realização. O acesso ao Quiosque 02 é livre.