Audiências públicas elencam propostas para mobilidade urbana

10 de julho de 2015

Audiências públicas elencam propostas para mobilidade urbana

Bertioga realizou no início do mês (02 e 03) duas audiências públicas nas unidades do Espaço Cidadão (Centro e Boracéia), para discutir o Plano de Mobilidade Urbana. Transporte coletivo, calçadas, rede cicloviária, abrigos e terminais de ônibus e acessibilidade foram alguns dos temas debatidos com a comunidade, que apresentou várias sugestões, ideias e reclamações, que irão contribuir para o Plano em elaboração, que deverá estar concluído no final de agosto e encaminhado para apreciação da Câmara Municipal. As audiências foram conduzidas pela Diretoria de Trânsito e Transporte da Prefeitura.

Uma nova audiência estava marcada para o dia 24, mas foi adiada em função da Viação Bertioga – empresa responsável pelo transporte na Cidade. A Prefeitura aguarda o Plano de Transporte que a empresa vai apresentar com as pesquisas de origem e destino dos passageiros realizados pelas linhas em operação. Só após essa apresentação é que será marcada nova audiência pública, cuja data, local e horário serão informados oportunamente.

Vale ressaltar, que o Plano de Mobilidade Urbana em elaboração já contempla as 14 audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores nos bairros. O relatório apresentado pelo Legislativo à Prefeitura será inserido no Plano Municipal.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana vem sendo elaborado com fundamento na Lei Federal 12.587/12, por intermédio da Empresa Tranzum, contratada pela Prefeitura de Bertioga para elaborar o trabalho final. A apresentação das propostas, durante as audiências públicas, foi do arquiteto Geraldo Moura, da empresa Tranzum e a condução dos trabalhos foi do diretor de Transito e Transporte.

Na oportunidade, Moura explicou sobre a importância de ouvir as pessoas e os principais problemas de deslocamentos da Cidade, ressaltando a importância do Plano, que reunirá todas as ações de desenvolvimento do Município com relação à mobilidade urbana.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, até o final de agosto, o Plano estará concluído e será apresentado à comunidade em audiência pública, e, posteriormente encaminhado com a devida minuta de lei à Câmara Municipal.