Avenida Anchieta recebe 54 novos postes e substituição de luminárias

10 de setembro de 2014

Avenida Anchieta recebe 54 novos postes e substituição de luminárias

A obra de duplicação da Avenida Anchieta, no trecho entre o Albatroz e Rio da Praia está recebendo mais uma ação esta semana. Trata-se da instalação de 54 novos postes com uma luminária cada um, na calçada da via no sentido bairro-centro. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Obras Públicas, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da Diretoria de Gestão de Energia.

As novas luminárias contam com lâmpadas de vapor metálico, de 250 watts, que garantem mais iluminação e economia de energia elétrica. No mesmo trecho, na via no sentido centro-bairro, estão sendo substituídas as lâmpadas atuais de vapor de sódio por vapor metálico.

Vale ressaltar que, ainda integrando os serviços de reurbanização da Avenida Anchieta, a Prefeitura de Bertioga instalou mais de 400 postes, com duas luminárias cada, na ciclovia, no trecho que vai do Albatroz ao bairro Vista Linda. O acionamento aconteceu gradativamente, por trechos, em fase de teste até a implantação completa da ciclovia, cujo trecho segue até o Indaiá.

Com os novos postes instalados esta semana, a Prefeitura de Bertioga garante mais segurança para pedestres que circulam pela calçada, deixando livre a ciclovia para o tráfego de bicicletas.

Obra

A obra de reurbanização da Avenida Anchieta conta com intervenções em seis quilômetros ao longo da via, no trecho entre a Avenida 19 de Maio (Albatroz) e Indaiá. Na faixa desses seis quilômetros, o projeto contempla 4,5 km de duplicação da pista, com a execução da macrodrenagem do canal, com rede de galerias para águas pluviais. Além disso, as melhorias também incluem calçamento, ciclovia, paisagismo, iluminação e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Com custo total de R$ 31,8 milhões, provenientes do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Bertioga no valor de R$ 9,5 milhões, os serviços estão sendo executados pela Terracom Engenharia Ltda.