Barco Escola ‘Arca do Saber’ de Bertioga recebe representantes da EJA de 23 cidades paulistas

21 de maio de 2025

Barco Escola ‘Arca do Saber’ de Bertioga recebe representantes da EJA de 23 cidades paulistas

Na última semana, o Barco Escola “Arca do Saber” de Bertioga recebeu representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 23 municípios do Estado de São Paulo, convidados pela Chefe da EJA do município de Bertioga, Vanusa Lima Sasaki, que participaram de uma formação especial a bordo do barco escola, promovida pelo Projeto Pacto EJA – Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.

A iniciativa integra as ações voltadas à valorização da EJA como política pública estratégica. O Pacto EJA tem como objetivo combater o analfabetismo, elevar o nível de escolaridade da população e expandir as oportunidades de matrícula na EJA, promovendo sua integração com a educação profissional.

Durante a vivência, foram abordadas as espécies nativas e os desafios ambientais da região. O roteiro, que teve como foco a educação ambiental, proporcionou uma experiência prática e imersiva, enriquecendo o aprendizado dos alunos e ampliando sua compreensão sobre a importância da preservação dos recursos naturais locais.

A atividade no barco escola também simboliza o compromisso com uma educação transformadora, que reconhece a diversidade dos sujeitos da EJA e promove ações interdisciplinares e inovadoras para garantir o direito à educação.