Barco Escola ‘Arca do Saber’ leva alunos da rede municipal para uma tarde de aprendizado sobre biodiversidade

1 de abril de 2024

O Centro de Educação Ambiental (CEA) de Bertioga deu início ao projeto pedagógico Barco Escola Arca do Saber, voltado para os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino da Cidade. A iniciativa irá atender a 38 turmas ao longo dos meses de abril, maio e junho, tanto no período da manhã quanto da tarde, totalizando 1140 estudantes.

Na tarde desta segunda-feira, 1º, a saída pedagógica no Barco Escola 'Arca do Saber' contemplou a Escola Municipal José de Oliveira, com a participação de cerca de 31 estudantes, com idades entre 9 e 10 anos.

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática para aprender sobre a riqueza da biodiversidade do município, discutir questões relacionadas à preservação ambiental e explorar alguns fatos históricos da cidade.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA).

Projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’

O Barco Escola ‘Arca do Saber’ é uma ação da Prefeitura de Bertioga, que conta com uma chalana com capacidade de transportar 37 pessoas. O roteiro dura duas horas de navegação pelo canal de Bertioga e pela Foz do Rio Itapanhaú.

Essa ação é direcionada aos alunos dos 5° anos das escolas municipais, sendo que também atende outras turmas das escolas públicas, escolas municipais, universidades e outras instituições pelo e-mail: barcoescolabertioga@gmail.com

O projeto existe desde 2013 e é fruto de uma parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).