Benção dos anzóis, procissão marítima e missa marcam Dia de São Pedro

24 de junho de 2015

Benção dos anzóis, procissão marítima e missa marcam Dia de São Pedro

O Dia de São Pedro Pescador (celebrado oficialmente no dia 29) será comemorado com uma grande festa em Bertioga neste domingo (28). A Paróquia São João Batista e a Colônia dos Pescadores Z-23, com o apoio da Prefeitura do Município, realizarão a benção dos anzóis e procissão marítima. As festividades terão início às 15 horas, no Píer Licurgo Mazzoni, situado no Canal de Bertioga (Centro.

A celebração será conduzida pelos padres da Paróquia São João Batista, com a presença de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão, prevista para às 15h30, contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23, e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do Município.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura disponibilizará o espaço para a benção dos anzóis, na área de contemplação, localizada no passeio público em frente ao píer.

Ao término da celebração, acontecerá uma procissão com os fiéis, rumo à Paróquia São João Batista, situada na Rua Júlio Prestes, 69 (Centro), onde às 18 horas acontecerá a missa em homenagem a São Pedro, encerrando oficialmente as comemorações ao Santo protetor dos pescadores.

Ano passado, a procissão, contou com a participação de 13 barcos e mais de 200 pessoas, que lotaram o píer de onde saíram as embarcações. “É uma data muito importante para todos nós, afinal, a Cidade tem uma vocação para a pesca, e boa parte das famílias da Cidade tem o seu sustento obtido desse ofício. Uma homenagem justa e merecida ao Santo”, comentou o prefeito, que sempre prestigia a festa.

São Pedro
São Pedro, o Apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.

Serviço
O Pier Turístico Licurgo Mazzoni fica na Avenida Vicente de Carvalho, próximo ao atracadouro das balsas (Centro).