Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória até janeiro

3 de novembro de 2016

Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória até janeiro

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda informa que segue, até o dia 20 de janeiro, o prazo para que os pais ou responsáveis que recebem o Bolsa Família levem seus filhos, com idade inferior a 07 anos, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município para medição e pesagem.

Caso não seja atualizado, o benefício pode ser bloqueado, além da possibilidade de perda de outros benefícios como, por exemplo, o Programa Viva Leite e o Minha Casa Minha Vida. Também é preciso manter atualizados os cartões de vacinação dos pequenos e garantir a frequência deles na escola.

Além das crianças, devem passar por pesagem mulheres em idade fértil – de 14 a 44 anos e nutrizes (mulheres que estão amamentando). O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.

No ato do cadastramento, é necessário apresentar o Cartão Bolsa Família, Cartão SUS, caderneta de vacinas das crianças, atualizada e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal. Segundo a gestora do Programa Bolsa Família, em Bertioga, Cristiana Dantas Pereira, a pesagem é realizada duas vezes ao ano.

A primeira acontece de janeiro a junho e a segunda, de junho a dezembro. “Excepcionalmente este ano, o prazo da segunda vigência se estende até janeiro. A mudança ocorreu por questões burocráticas”, explicou a gestora do programa.

Quem ainda não realizou o procedimento neste semestre, deve procurar qualquer UBS do Município de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, a fim de garantir a continuidade do benefício, lembrando que a Secretaria de Saúde realiza um acompanhamento sistemático das famílias assistidas pelo programa, que é desenvolvido em parceria com o Governo Federal.

Em Bertioga, estão cadastradas 2.284 famílias no programa Bolsa Família que é acompanhado por três secretarias: de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que basicamente realiza a atualização dos cadastros; de Saúde, que realiza a verificação do peso e altura; e de Educação, que avalia a frequência escolar dos estudantes que fazem parte do programa.

CadÚnico

O Bolsa Família é apenas um dos programas que a população de baixa renda pode ter acesso ao se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O sistema é porta de entrada para 20 políticas públicas. Para se cadastrar, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 394) por pessoa. No Município, sãi 6.467 pessoas cadastradas.

Recadastramento

A atualização cadastral é realizada, obrigatoriamente, a cada dois anos e deve ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que estão localizados nos bairros Jardim Vicente de Carvalho (Rua Hum, 501. Tel: 3316-1272)  e Indaiá (Rua Moacir Prado Simões – 462. Telefone: 3316-1471).

Em Boracéia, o atendimento é feito no Posto de Atendimento Social, localizado no Espaço Cidadão (Rua José Costa, 138 – telefone: 3312-5590). Mais informações sobre o cadastro podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, pelo telefone: 3319-8290.

Confira o endereço das UBSs:

UBS Jardim Vicente de Carvalho - Rua Epiphânio Baptista, 637 - Jardim Vicente Carvalho

UBS Vista Linda – Rua José Carlos Pace, s/nº - Vista Linda

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº - Indaiá