Beneficiários do BPC devem regularizar situação no Cadastro Único até 09 de agosto

30 de julho de 2020

Beneficiários do BPC devem regularizar situação no Cadastro Único até 09 de agosto

Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não possuem Cadastro Único têm até o dia 09 de agosto para regularizar a situação. O registro é obrigatório, caso não seja realizado dentro do prazo o benefício será suspenso.

Os beneficiários devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, através do telefone: (13) 3319-9702. Em Bertioga 1675 pessoas recebem o benefício atualmente.

BPC
O BPC é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo por mês destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, que comprovem não possuir meios de se manter e que não sejam mantidos pela família. É necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário mínimo vigente.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para receber o pagamento mensal é preciso ter inscrição no Cadastro Único do governo federal.

Cadastro Único
O Cadastro Único (ou CadÚnico) é a porta de entrada para que a família com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos possa ser beneficiada por diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de energia elétrica, Viva Leite, entre outros.