Bertioga adere ao Programa ‘São Paulo Amigo do Idoso’

5 de outubro de 2015

Bertioga adere ao Programa ‘São Paulo Amigo do Idoso’

Bertioga aderiu ao Programa ‘São Paulo Amigo do Idoso’, do Governo do Estado, que propõe o envolvimento de toda a população, em suas diversas faixas etárias e grupos culturais, e une iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso. Na sexta-feira (03), aconteceu a primeira das três oficinas que serão realizadas com o objetivo de levantar informações sobre acessibilidade, transporte e serviços voltados para a terceira idade.

Mediada pelo palestrante Nilson Freire, a oficina abordou junto aos participantes selecionados dentro da comunidade, temas como: ‘Espaços Urbanos e Serviços Públicos’, ‘Transporte’, ‘Moradia’, ‘Participação Social’, ‘Comunicação e Informação’, ‘Apoio Comunitário’ e ‘Serviços de Saúde’.

O grupo respondeu se o Município possui transporte público adequado e confortável para a terceira idade, calçamento, programa de moradia a custo acessível, banheiros públicos e se o Poder Público realiza eventos voltados ao público da terceira idade e se o trata bem.

De acordo com a interlocutora do Programa, a diretora de Proteção Básica da Prefeitura de Bertioga, após o preenchimento dos questionários, as respostas serão enviadas para o sistema do programa. A segunda oficina será realizada nesta segunda-feira (05), a partir das 13 horas, no Grupo Vivência (Rua Ivo Henrique, 357 – Centro).

Já no dia 13 será a vez de uma funcionária da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) fazer uma palestra sobre o Programa. Concluída toda a etapa, serão realizadas quatro oficinas com representantes do Poder Público indicados pelas Secretarias de Educação, Saúde, Turismo, Esporte e Cultura e Desenvolvimento Social.

Após cumprir todas as condicionalidades previstas no Programa, como o preenchimento de questionários e realização de palestras, a próxima etapa será a conquista do Selo Amigo do Idoso, que é certificado aos Municípios de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas. Para ter direito a está certificação, os Municípios que aderirem ao Programa devem cumprir três etapas que começam com o Selo Inicial passam pelo Intermediário e chegam ao Selo Pleno.

De acordo com o IBGE, 12% da população de Bertioga é representada pelo público idoso, ou seja, seis mil pessoas possuem mais de 60 anos. “Estamos levantando junto à comunidade, que conhece bem os serviços voltados para a terceira idade, propostas para melhorar a acessibilidade, transporte e tantos outros serviços. Após o cumprimento de todas essas condicionalidades, vamos levantar as soluções e buscar conquistar o Selo Amigo do Idoso”, disse a diretora.